O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

46

CASA DO ESCRITOR DOMINGOS ANTÔNIO TEIXEIRA (TEIXEIRINHA) - Merece uma visita!

Cultura

Terça-Feira, 08 de Agosto de 2017



A casa onde morou o poeta, escritor e ex-prefeito de Guanambi, Domingos Antônio Teixeira (Teixeirinha), localizada na Praça Gercino Coelho, centro da cidade, foi construída em 1930 e transformada  museu pelos seus familiares. Como fonte cultural  a casa possui um grande acervo sobre a vida e a obra de Teixeirinha e permite ao visitante voltar ao passado e reviver as lembranças da antiga Vila do Beija-Flor.



Nascido em 23 de junho de 1913, na Fazenda Pajeú,  Gentio,  Teixeirinha passou a sua infância na zona rural, onde conheceu de perto as adversidades da vida no sertão. No início da sua adolescência foi estudar no Instituto São Luiz Gonzaga, em Caetité.



Casou-se com  Maria Alice Cassimiro Teixeira e teve 13 filhos, dentre estes, o ex-vereador Lino Teixeira e a escritora Terezinha Teixeira Santos.



Desde cedo, Domingos Antônio Teixeira despertou  o gosto pelas letras.  Amante de sua terra natal, cantou e contou suas belezas em prosas e versos e escreveu o livro “Respingos Históricos”, primeiro registro da história de Guanambi.



Falecido no ano de 1976, Teixeirinha foi um cidadão atuante na vida cultural e política de Guanambi por mais de 35 anos.



Por - Jornal Popular - Jorge Oliveira


Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO-2020

O POPULAR

Rua Aloisio Azevedo, n°260 - Bairro Villa Nova
(77) 3451-5116