O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

42

EM ENTREVISTA À RÁDIO 106, EMPRESÁRIO LUIZ CARLOS ANUNCIA MUITA CHUVA NA REGIÃO

Local

Sábado, 18 de Janeiro de 2020

Em entrevista ao radialista Clóvis Junior, durante o programa "Alô Cidade" desta sexta-feira (17), Luiz Carlos Souza, da Bahia Solo, informou sobre as previsões de chuva para Guanambi e região. Segundo Luiz Carlos, no início deste mês de janeiro, choveu 181 milímetros (mm). De acordo com Souza, a média anual para Guanambi é de 800mm. "Só nos primeiros quatro dias de janeiro choveu 181 mm, o que deu um alento ao produtor rural", acrescenta o empresário. Ele ainda pontuou que muitos produtores rurais, na expectativa das chuvas no mês de dezembro, perderam as suas sementes bem como o investimento feito para que se fizesse a plantação. "Um hectare de semente sorgo plantada, custa entre R$130 a R$200. E isso foi dinheiro perdido", lamenta Luiz. Ele acrescenta que o homem do campo deve saber quando vai chover, a quantidade e como será essa chuva. "A sua pergunta é simples: vai chover? A resposta é complicada, porque você tem N fatores que intereferem na resposta sim ou não".



O atraso das chuvas 2019/2020, se deu devido a um fenômeno chamado "Veranico". "Estamos no semiárido e no período chuvoso, que compreende aos meses de outubro até abril, com uma precipitação média de 800 mm, nós temos o famoso veranico. A gente fala "a nossa região não chove". Claro que chove. Com uma precipitação de 800 mm, poucos lugares no planeta chove isso. E não conseguimos ter safras contínuas, graças ao Veranico. Ele é provocado, basicamente, no verão, durante os meses de dezembro e janeiro, por um fenômeno no Nordeste conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis da Atmosfera (Vcan)." Luiz Carlos explica que esse Veranico é um espécie de funil de cabeça para baixo, onde chove nas bordas e o centro fica sem chover. Ele ainda acrescenta que o Veranico foi de uma duração maior do que o previsto, por isso o atraso das chuvas.



Luiz Carlos ainda disse que existe uma forte previsão para que esta segunda-feira (20) passe a chover forte, devido ao enfraquecimento do VCAN. Carlos ainda citou que a chuva será generalizada na região do centro-norte de Minas Gerais e na região Oeste e Sudoeste da Bahia. O empresário ainda informou que, entre os dias 20 a 27 de Janeiro, haverá uma média de 150mm de chuvas e, em outros locais, essa chuva poderá ser de um volume em até 250 mm. "Há uma expectativa de que a chuva poderá chegar entre segunda (20) a noite e terça (21) pela manhã. É muita água que vem por aí", finaliza Luiz.


FONTE: WILLIAN SILVA- 106 FM


Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO-2020

O POPULAR

Rua Aloisio Azevedo, n°260 - Bairro Villa Nova
(77) 3451-5116