O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

32

EM SESSÃO CONCORRIDA, DEPUTADA IVANA BASTOS PRESTA HOMENAGEM À PROFESSORA TEREZINHA TEIXEIRA

Cultura

Terça-Feira, 03 de Abril de 2018

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pareceu pequeno, neste 26 de março, diante da alegria e do orgulho das mulheres e dos homens que lotaram a ALBA para acompanhar as homenagens da “Sessão Especial Março Mulher”, promovida pela Comissão dos Direitos da Mulher. A deputada Ivana Bastos, membro da comissão, indicou o nome da Guanambiense Terezinha Teixeira Santos para receber uma justa homenagem em destaque ao seu protagonismo como mulher que faz a diferença na região.



Visivelmente emocionada, Ivana Bastos falou da trajetória da professora, da poetisa e escritora que trouxe a vida do homem sertanejo, que exalta a sua terra natal e continua colaborando na busca pelos valores culturais da sociedade. “Pelo belo exemplo como mestre e cidadã, que possibilitou e possibilita a formação de uma consciência para mim e tantas outras mulheres, em acreditar e lutar por uma condição feminina de efetiva igualdade. Com esta homenagem fica aqui, mais uma vez, nossa eterna gratidão e reconhecimento”, ressaltou a parlamentar.



A homenageada, agradeceu a presença de todos que estavam ali de alma e coração buscando os direitos das mulheres. "Com a simplicidade da mulher sertaneja, com a coragem, com a determinação, com a força que vem da seca do alto sertão baiano e do sol escaldante, eu quero expressar neste momento a minha intensa alegria em estar aqui. Estou honrosa, vaidosa com a escolha da deputada Ivana Bastos. Gostaria de Parabenizar a ilustre Casa que dedicou hoje a essa sessão “Março Mulher”, rebuscando o dia 8 março, dia de reflexão do que é ser mulher e de buscar justiça para a sua visibilidade. Eu compartilho essa homenagem com todas as mulheres, em especial, as mulheres de Guanambi”, frisou.



Durante a sessão, a comissão homenageou mulheres de diversos os segmentos sociais.



Biografia



Terezinha Teixeira Santos é professora, filha de Maria Alice Teixeira e do poeta, escritor e historiador Domingos Antônio Teixeira. É sócia do Rotary Clube de Guanambi, (Distrito 4550). Presidente do Clube Feminino da Loja Maçônica Fraternidade Guanambiense. É membro fundadora e efetiva da Academia Guanambiense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 3, tendo como patrono o escritor Domingos Antônio Teixeira. Durante dois mandatos exerceu o cargo de presidente da academia. É membro correspondente da Academia Montesclarense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Autora de vários livros, como Reversos da Vida, Descortinando Raízes, Buscando Origens, As Dores da Seca, A Princesinha do Castelo Dourado, é poetisa premiada pelo Rotary Lusitano, e tomou posse recentemente como integrante da Academia Brasileira Rotatória de Letras, Secção da Bahia. Tem livro publicado em braile pelo Instituto de Cegos da Bahia. É poetisa premiada pelo Rotary Lusitano e pelas academias do Recôncavo Baiano, com participação em várias antologias. É diretora da Casa do Escritor Domingos Antônio Teixeira – Teixeirinha, com sede em Guanambi (BA).


Ass. Imprensa- CAMILA QUEIRÓS


Últimas Notícias

Edições Anteriores

MARÇO-2020

O POPULAR