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LEITE É MESMO A MELHOR FONTE DE CÁLCIO?

Saúde

Terça-Feira, 12 de Setembro de 2017


  Felizmente a ciência avança e hoje sabemos que o leite não contribui exatamente no processo de obtenção do Cálcio no corpo humano. Foi-se o tempo em que se acreditava que o leite era uma boa fonte de cálcio para os ossos.
Ser um alimento rico em cálcio, não garante que este mineral consiga ser absorvido e aproveitado pelo nosso metabolismo. Aproximadamente 50 a 70% do cálcio do leite acaba não sendo metabolizado e biodisponibilizado, agindo negativamente para o equilíbrio mineral do corpo.
Existem muitos outros alimentos, que podem inclusive oferecer mais cálcio. Aposte nas folhas de cor verde escura, como rúcula, couve, agrião, espinafre, brócolis e as folhas de caruru  do nordeste.
Existem ainda sementes que são grandes fontes de cálcio, entre elas destaco o gergelim, a chia, sementes de girassol, amêndoas e castanhas.
Sardinha, grão de bico, aveia, linhaça, quinoa e até mesmo os ovos são ótimas fontes de cálcio.
Mas atenção: praticar atividade física ajuda muito para o seu corpo atingir uma boa qualidade de absorção do cálcio e acumular massa óssea, pois este processo é totalmente dependente de hormônios construtores/anabólicos! Além disso, pensando especificamente em saúde óssea, é fundamental ter boa ingestão de alimentos ricos em Magnésio e Vitamina K2. E por último, ter boa exposição diária ao sol, ou realizar suplementação com generosas doses de Vitamina D3.


Dr. Victor Sorrentino- Especialista em Nutriendocrinologia


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