O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

27

MAIS ÁRVORES, MENOS CALOR

Desenvolvimento urbano

Quarta-Feira, 23 de Janeiro de 2019


Falta de áreas verdes, excesso de construções e poluição. Essa é a mistura perfeita para a formação de ilhas de calor nas cidades modernas, mas uma das soluções para este problema pode ser bem simples: plantar mais árvores.



 “As árvores regulam a temperatura, mantêm o ambiente mais fresco, mais úmido, mais oxigenado. Aumentam a capacidade do solo de absorver a chuva de verão”, explica o professor de hidrometeorologia da USP Augusto José Pereira Filho.



As árvores também fazem o papel de umidificador do ar. “Elas captam a água do subsolo pelas raízes e a evaporam por meio de estruturas microscópicas localizadas nas folhas”, afirma o biólogo Magno Castelo Branco, da ONG Iniciativa Verde.



Para uma cidade que deseja se adaptar às altas temperaturas é necessário conciliar o planejamento urbano com a preservação e criação de  zonas não edificáveis e espaços verdes necessários para tornar agradável o clima no ambiente urbano. Além disso, a  sensibilização da população é fundamental, já que muitos por desconhecerem os benefícios de uma árvore para o seu conforto preferem manter somente áreas de concreto em suas residências.


 


O POPULAR CLASSIFICADOS - Com informações do G1, Funverd e Suissinfo.ch


Últimas Notícias

Edições Anteriores

OUTUBRO-2019

O POPULAR

Rua Aloisio Azevedo, n°260 - Bairro Villa Nova
(77) 3451-5116