O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

30

NA PRÓXIMA SEGUNDA, PROGRAMA BOM DIA COM LATINHA ENTREVISTARÁ COORDENADORA DO CESOL

Local

Sábado, 23 de Janeiro de 2021

No dia 25 (Segunda-Feira), das 8 às 9 horas, a TV Conexão Guanambi - Programa Bom Dia Com Latinha entrevista a Coordenadora Geral do Cesol Sertão Produtivo, Leiliane Aranha. O objetivo do programa é divulgar a importância do CESOL – Centro Público de Economia Solidária no contexto local e regional e transmitir as informações sobre a economia solidária e a geração de emprego e renda.



O que é o CESOL



Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na Economia Solidária. Consistem em estruturas criadas e mantidas por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, tendo a SENAES/MTE – Secretaria Nacional de Economia Solidária e a Rede Brasileira de Gestores Públicos da Economia Solidária seus principais difusores. Ou seja, são espaços de apoio e prestação de serviços voltados às organizações solidárias, que dão suporte técnico visando a geração de trabalho e renda dos empreendimentos.




Os Cesol’s são instrumentos importantes para a consolidação de uma política pública transversal para a Economia Solidária na Bahia, convergindo diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária. São, portanto, centros de excelência e difusão da economia solidária que oferecem condições para o desenvolvimento territorial com ampla participação da sociedade civil. Na Bahia, já são 9 Centros Públicos, um deles é o Cesol Sertão Produtivo (em Guanambi).



 CESOL Sertão Produtivo



O Cesol Sertão Produtivo foi implantado e é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), instituição que foi selecionada por meio de concurso público para executar o projeto em parceria com o governo do estado da Bahia. Tem sede na cidade de Guanambi-Ba e atua em todo o território, assessorando empreendimentos de Economia Solidária, para que possam desenvolver melhor suas atividades, assegurando maior sustentabilidade e qualidade de vida para os integrantes dos grupos atendidos. 



 O que é Economia Solidária



A Economia Solidária corresponde ao conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas sob a forma de autogestão, isto é, pela propriedade coletiva dos meios de produção e bens ou prestação de serviços e pela participação democrática nas decisões dos membros da organização ou empreendimento.



Nessa economia, encontram-se milhares de trabalhadores e trabalhadoras organizados de forma coletiva, gerindo seu próprio trabalho e lutando pela sua emancipação. As iniciativas de Ecosol contam com a participação de coletivos, cooperativas populares, redes de instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, organizados pelos seguintes princípios:



 *Autogestão;



* Cooperativismo;



* Comércio justo;



* Consumo Consciente;



* Clubes de trocas;



* Finanças Solidárias;



* Formação de Redes;



* Empresas Recuperadas.


FONTE: Cesol Sertão Produtivo





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR