O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

53

O TETÁNO MATA 500 PESSOAS POR ANO NO BRASIL

Saúde

Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018


O Tétano é responsável por 500 mortes/ano no Brasil e como a doença já deveria ter sido controlada, com números bem menores, a situação é bastante preocupante. A doença é causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani, encontrada no solo e estrume de diversos animais.



Gustavo Thomazine, coordenador da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, explica que a Clostridium tetani tem como característica ser esporulada, sendo uma bactéria anaeróbica, ou seja, ela morre ao ter contato com oxigênio. Quando a bactéria encontra condições desfavoráveis de vida, ela passa por transformações, criando esporos, uma unidade de resistência no ambiente externo.



Essa “cápsula” que a bactéria cria para se proteger pode mantê-la viva por vários anos, até que condições novamente favoráveis apareçam, e por conta disso o contágio do Tétano é tão fácil. A doença acontece quando a pessoa tem um corte profundo e leva esses esporos para o interior do seu corpo.



É importante perceber que a bactéria em si não causa o Tétano. A doença é causada por uma toxina produzida pela bactéria, a tetanospasmina, que cai na circulação sanguínea e entra em pontos sinapses, onde o Sistema Nervoso interage com o músculo. O Tétano causa o estímulo no Sistema Nervoso e bloqueia os fatores que promovem o relaxamento muscular.



O Tétano começa com uma ferida e uma febre baixa. Normalmente há produção de pus na ferida e também dor de cabeça. Depois de duas a três semanas começam a surgir sintomas de rigidez muscular, contração dos músculos das costas, com possibilidade de lesões na coluna e fraturas ósseas, risos sardônicos e contração dos músculos da mão, que são sintomas mais graves e antecedem o óbito.



A principal forma de prevenção contra o Tétano é a vacinação, não sendo uma doença transmitida entre pessoas. Para se ter uma epidemia, as condições de saúde e higiene seriam muito precárias.


 


Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/estudo-liga-mortes-por-c%C3%A2ncer-de-mama-%C3%A0-falta-de-atividades-f%C3%ADsicas-1.2056755 ou as ferramentas oferecidas na página.

OTEMPO.COM


Últimas Notícias

Edições Anteriores

OUT/ 2018

O POPULAR

Rua Aloisio Azevedo, n°260 - Bairro Villa Nova
(77) 3451-5116