O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

77

PESQUISA PUBLICADA EM REVISTA INTERNACIONAL TEM PARTICIPAÇÃO DE DOCENTE DA UNIFG

Educação

Terça-Feira, 05 de Fevereiro de 2019

Foto: Divulgação


A Profa. Alanna Fernandes, docente do Centro Universitário UniFG, é uma das autoras do artigo intitulado  “SUMO conjugation to the pattern recognition receptor FLS2 triggers intracellular signalling in plant innate immunity” (Conjugação SUMO ao receptor de reconhecimento de padrões FLS2 desencadeia a sinalização intracelular na imunidade inata da planta), publicado no final de 2018 no periódico Nature Communications, uma publicação científica bastante renomada e que abrange as áreas das ciências naturais, incluindo física, química, ciências da terra e biologia.


O trabalho é fruto de pesquisas realizadas no departamento de biociências da Durham University durante o doutorado da docente. Sendo excelência nos estudos de modificação pós-traducional e classificado com um dos poucos laboratórios internacionais que abordam a temática da SUMOilação,  a equipe utiliza organismos geneticamente modificados, dentre eles, o Arabidopsis (Arabidopsis thaliana), o tabaco (Nicotiana tabacum) e o tomate (Solanum lycopersicum), empregando uma abordagem interdisciplinar que  inclui técnicas genéticas, moleculares e bioquímicas.


O controle da degradação proteica através do sistema ubiquitina-proteassoma (UPS) é um modificador central de sinalização em animais e plantas. Nos últimos anos, uma outra classe de tags polipeptídicos relacionados à ubiquitina, chamados modificadores semelhantes à ubiquitina (SUMO), emergiu como um regulador muito influente da sinalização de estresse em plantas e animais, sendo sua atuação em vias diversas ainda pouco conhecida.


O artigo publicado é o primeiro em descrever a interação entre o receptor FLS2 com a via de SUMOilação e suas caracterizações, e teve como objetivo identificar e verificar sítios de ligação SUMO, assim como caracterizar as alterações biológicas resultantes da interação FLS2/SUMO no organismo modelo Arabidopsis thaliana.





Últimas Notícias

Edições Anteriores

DEZEMBRO-2018

O POPULAR

Rua Aloisio Azevedo, n°260 - Bairro Villa Nova
(77) 3451-5116