O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

30

GUANAMBI CONQUISTA O SELO UNICEF

Destaque

Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2020

A Prefeitura de Guanambi conquistou esta semana uma vitória importante: O Selo Unicef, que foi conferido a outros 430 municípios do Semiárido Brasileiro e Amazônia legal, em razão de uma extensa pauta de ações e uma agenda de compromissos com a Criança e o Adolescente ao logo de quatro anos. O município de Guanambi teve melhorias significativas nos indicadores de saúde, educação e Assistência Social, aferidas pelos técnicos e examinadores do Selo.
O Fundo das nações Unidas para a Infância(UNICEF), confere o Selo aos municípios que asseguram o acesso de mais crianças às escolas, mais mulheres com acesso ao pré-natal, mais meninas e meninos com registro de nascimento, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam em suas vidas e por isso os municípios pleiteantes da certificação, desenvolvem um intenso trabalho articulado entre as diversas secretarias para conseguir alcançar os resultados propostos pelo UNICEF.

“O resultado maior não é a certificação em si, mas os impactos positivos na vida de crianças e adolescentes. Com o apoio do UNICEF, esses municípios se superaram. Isso é a prova de que fortalecer a gestão pública, com foco na infância e na adolescência, é o melhor investimento no desenvolvimento, particularmente em um país como o Brasil, com tantas desigualdades.”- Destacou Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.
Em Guanambi para garantir a conquista, foram implementados vários esforços na educação, como a estratégia Busca Ativa Escolar proposta pela UNICEF, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a re-matrícula e a aprendizagem, além de capacitaram professores sobre inclusão de crianças com deficiência e realizarem ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com dois ou mais anos de atraso escolar. Na saúde foram realizados investimentos na atenção básica, em especial no atendimento pré-natal e primeiros meses de vida, na vacinação e na prevenção de doenças. Na assistência social firmou-se o compromisso em fortalecer a rede de proteção, o que envolve melhorar o atendimento às famílias e desenvolver estratégias específicas para alcançar meninas e meninos expostos a diferentes formas de violência, além da formação para conselheiros tutelares e busca ativa de crianças sem registro de nascimento.
Guanambi também se destacou na criação do NUCAs (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) formado por 16 adolescentes no mínimo , esse grupo participou ativamente das discussões e decisões de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município.
O Prefeito Jairo Magalhães e o Secretario de Assistência Social Francisco Donato parabenizaram toda equipe de servidores que se empenharam na luta por essa conquista importantíssima para o município.


Na Bahia 249 municípios participaram dessa edição do selo, mas apenas 26 conseguiram a certificação,

ASCOM





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR