O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

20

MERECE UMA VISITA: CASA DE DONA DEDÉ!

Cultura

Sábado, 24 de Maio de 2014

Aproveite este final de semana e faça uma visita ao Memorial Casa de Dona Dedé. A restauração deste  antigo casarão, construído no século XIX, localizado às margens do Rio Carnaíba de Dentro, fez de uma das primeiras casas de Guanambi (BA), um memorial.


Construído em estilo neoclássico pelo Tenente Coronel José Pereira (Coronel Zequinha), a casa passou a pertencer à sua filha, Deolinda Pereira Martins, conhecida na cidade como "Dona Dedé", esposa do Major Helvécio Rufino Martins de Oliveira, prefeito de Guanambi de 1933 a 1936.
Com 510 metros quadrados de área construída, a beleza e os detalhes do casarão chamam a atenção. Em sua fachada principal, há uma porta central com 4 janelas de cada lado e, em sua fachada lateral, há ainda mais 9 janelas. Ao fundo, a casa possui uma varanda com grades de madeira e muitas portas, além de um quintal aconchegante.
O “Memorial Casa de Dona Dedé”, como é chamado atualmente, abriga mais de 3 mil livros e serve hoje como biblioteca e centro de documentação da cidade. Móveis e objetos da época de sua construção e todos os detalhes contam histórias sobre a vida dos ex-moradores e trazem lembranças da história de Guanambi. Também existe um restaurante em suas instalações, sob a direção de Marisa Bastos, onde o visitante pode saborear excelentes pratos.

TEXTO: O POPULAR - FOTO: FERNANDO ALVES





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR