O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

20

ALUNOS DA UNIFG PROTESTAM CONTRA ÂNIMA E PEDEM AULAS 100% PRESENCIAIS EM TODOS OS CURSOS

Educação

Quarta-Feira, 23 de Fevereiro de 2022


















Alunos do Centro Universitário UniFG emitiram uma Nota de Repúdio, na qual mostram a insatisfação com a maneira que a instituição está tratando-os.

“Não conseguimos contato com ninguém da faculdade, nenhum problema é resolvido, quando reclamos no Instagram da faculdade eles simplesmente excluem nossos comentários e ocultam os comentários”, afirmou um aluno.


Segundo os alunos responsáveis pela nota, a faculdade anunciou que somente o curso de Medicina será 100% presencial, e que nos demais cursos ficariam de forma híbrida, o que está prejudicando o aprendizado a realização das atividades curriculares.


Leia a Nota de Repúdio abaixo mostrando mais detalhes:


NOTA DE REPÚDIO DA COMUNIDADE ACADÊMICA À UNIFG-ÂNIMA EDUCAÇÃO Ingressamos no Ensino Superior com a expectativa de nos capacitarmos profissionalmente e de sair preparados para servir à sociedade e ao mercado de trabalho. Nosso desejo sempre foi e sempre será um ensino de qualidade para nos tornamos bons profissionais.


Desde que o Centro Universitário FG – UniFG foi comprada pelo grupo Ânima, em 2021, nossa comunidade acadêmica vem sofrendo diversos ataques, censuras e sucateamento da nossa faculdade. Com a mudança no formato de ensino, abandonando as disciplinas isoladas e adotando as Unidades Curriculares, vários docentes da instituição foram demitidos. A carga-horária das disciplinas específicas de todos os cursos de graduação foi reduzida em mais de 700h. A mudança no currículo foi drástica, radical e imposta a todos os cursos, sem consulta prévia da comunidade acadêmica.


Com a pandemia e adoção do ensino remoto emergencial, todos os cursos ficaram sem aulas práticas. Após a liberação da retomada das atividades práticas para os cursos de Saúde, disciplinas com 40 horas práticas foram repostas em 4 h/aula e algumas disciplinas sequer tiveram reposição. Na modalidade de unidades curriculares, a faculdade junta várias turmas em uma mesma UC, tornando o ensino nada produtivo devido à grande quantidade de alunos. O que atrapalha também intensamente a realização de aulas práticas, em UCs que deveriam ter metade da carga-horária de atividades práticas são ofertadas apenas 4 ou 6 aulas práticas no semestre, por conta do revezamento entre os alunos.


De acordo com o decreto estadual e o decreto da prefeitura Municipal de Guanambi-BA, as instituições educacionais foram autorizadas a retomarem o ensino presencial, tanto que muitas escolas e faculdades da região já voltaram ao ensino presencial. No entanto, a UNIFG, indo contra a vontade dos alunos e as recomendações governamentais, decidiu manter mais um semestre na modalidade semipresencial, sem apresentar nenhuma justificativa plausível para isso. A faculdade fez um comunicado arbitrário informando que somente o curso de Medicina teria ensino 100% presencial.


Vale ressaltar que os índices de vacinação no Brasil estão bastante avançados, até o momento 85,53% da população já está vacinada com a primeira dose e 76,79% com a segunda dose. Ainda assim, a faculdade insiste em manter o ensino remoto pelo 3° ano consecutivo, agora adotando o formato híbrido com apenas duas aulas presenciais por semana (ainda com revezamento entre os alunos, pois as turmas estão tão cheias que a faculdade não possui sala para comportar todos).


Em meio à crise econômica que assola o país, a Ânima Educação reajustou as mensalidades em mais de 11% sem justificativa relevante, visto que as despesas da instituição estão reduzidas com o ensino remoto. Indo também contra recomendações do Ministério Público a faculdade nunca reduziu o valor das mensalidades, nem no período mais crítico da pandemia.


Os discentes, ao relatarem sua total insatisfação com a instituição e com o formato de ensino no instagram da faculdade, são imediatamente silenciados, com exclusão dos comentários ou ocultação dos comentários nas postagens. O diálogo com a faculdade é praticamente inexistente. Para resolver um simples problema os alunos tem que se submeter a um atendimento robotizado por semanas, sem conseguir qualquer solução. As decisões são sempre unilaterais, sem consulta prévia dos alunos.


Diante das problemáticas expostas e cobrando o nosso direito como alunos, exigimos que a UNIFG se pronuncie sobre a retomada do ensino presencial, marcando reuniões com cada curso. Exigimos também respeito para conosco, nossos contratos foram firmados para um ensino presencial, o ensino remoto foi importante sim, mas com a diminuição da gravidade da pandemia ele não atende mais as nossas necessidades. Contamos com a ajuda de toda a sociedade e órgãos competentes. Merecemos ser ouvidos e ter nossas angústias sanadas! ENSINO PRESENCIAL JÁ!


Assinam esta nota discentes dos cursos de Administração, Arquitetura, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia.


Nossa reportagem entrou em contato com a UniFG, que emitiu uma Nota Oficial sobre o caso, veja abaixo: 




Em resposta às dúvidas que têm sido levadas ao sites e programas de rádios, utilizamos este momento para trazer algumas informações importantes.


Somos uma das primeiras Instituições de Ensino privadas a chegar na região de Ganambi há mais de 20 anos. São duas décadas na qual investimos e trabalhamos pela Educação, participando da formação de inúmeros profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Todos eles certamente são testemunhas do nosso amor por ensinar, aprender e do orgulho do legado construído ao longo deste período.


Nessa história destacamos duas coisas das quais mais nos orgulhamos: a proximidade criada com toda a comunidade – dentro e fora das nossas salas de aula – e a formação que proporcionamos aos nossos estudantes, cujos resultados estão refletidos nos índices de avalição do MEC.


Para a primeira delas, reforçamos que sempre estamos abertos a ouvir o que nossos alunos e alunas têm a dizer, no atendimento, no acolhimento feito pelos docentes e no endereçamento de todas as questões trazidas.


Já para o segundo ponto, deixamos claro que a educação que transforma vidas é o que nos move. É no que acreditamos. Estamos aqui para transformar o país pela educação. E isso envolve proporcionar o que há de mais moderno na educação, afinal, a formação acadêmica também deve evoluir, acompanhar e conectar as tendências do mundo moderno.


É por isso que implementamos um modelo acadêmico em que os currículos são ofertados de forma integrada, organizada por competências e com o objetivo de proporcionar ao estudante uma compreensão global do conhecimento, não mais dividido em disciplinas e sim por Unidades Curriculares (UCs).


Esse modelo foi cuidadosamente estruturado para ser mais aderente às necessidades e desafios do mercado de trabalho, bem como trazer mais interdisciplinaridade aos nossos estudantes, a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem.


Garantindo ao estudante a oportunidade de vivenciar a realidade social e profissional durante a formação, uma vez que desenvolve projetos para a resolução de problemas complexos durante a experiência universitária, com a orientação e mentoria dos professores, assim como acontece no cotidiano de qualquer profissão.


Todos os detalhes deste modelo acadêmico estão também divulgados no
Nosso Currículo – Ânima Educação (animaeducacao.com.br) .


Importante dizer que este modelo prevê momentos virtuais síncronos, quando esse for o recurso mais rico para aulas teóricas, e momentos presenciais, quando determinada atividade demandar a participação in loco. Além disso, nossos estudantes têm à sua disposição toda a infraestrutura do campus, acessando laboratórios, bibliotecas e todos os demais espaços, não apenas nos dias de suas aulas presenciais.


Seguindo rigorosamente os marcos legais e as diretrizes regulatórias do MEC, que permite que até 40% da carga horária total do curso seja disponibilizada de forma online.


Tudo foi pensado para que o ensino oferecido ganhe em qualidade e não o contrário. A presencialidade na Instituição ganhará em qualidade, pois os dias em que os estudantes não estiverem conosco terão preparo a realizar, para que os momentos com os professores sejam melhor aproveitados.


Como mensagem final, nosso canal segue aberto a todos alunos e alunas e a toda comunidade de Guanambi,  respeitando sempre o direito democrático dos estudantes, o incentivo ao diálogo e o pensamento analítico, pois estas são características fundamentais na formação de cidadãos, especialmente no ambiente acadêmico que é um espaço de troca e construção coletiva e construtiva.


Nosso compromisso sempre foi, é e continuará sendo com o futuro e a transformação de nossa região, por meio da educação de qualidade.














FONTE: IGUANAMBI


Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR