O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

CASARÃO DA FAZENDA POÇO COMPRIDO COMPLETA 138 ANOS DE HISTÓRIA

Cultura

Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021



A casa grande da Fazenda Poço Comprido foi construído em 1883 e faz parte da história regional e é um monumento arquitetônico que guarda imagens do tempo da escravidão com os resquícios do alicerce da senzala e o antigo pelourinho.

A área total de construção mede 712 metros², que formam as seguintes dependências: 1 sala de despejo, 1 cozinha, 1 Quarto para arreios, 1 Casa de Farinha, 4 Salas, 2 Alcovas, 2 Quartos, 1 Quarto de Sótão e 2 Depósitos, totalizando 12 cômodos.

O casarão fica localizado na zona rural de Guanambi e o acesso à fazenda se faz partindo-se da sede do município pela BR-030, na direção de Palmas de Monte Alto. Na altura de 5 km depois do antigo matadouro, toma-se à direta uma estrada vicinal onde percorrerá 12 km até chegar no casarão do lado esquerdo.



HISTÓRIA:

Em 1936, no dia 25 de setembro, Theodoro Pinto Cardoso e sua mulher, Amélia Pinto Cardoso, descendente direta de Antonio Pereira de Castro, vendem a propriedade a João Antonio dos Santos Malheiros, segundo escritura registrada no livro 13, fls. 93 e 94 do Tabelionato de Notas da Coletoria de Guanambi.

No dia 31 de dezembro de 1955 Joaquim Fernandes compra a propriedade, segundo escritura registrada no livro 39, fls. 50 e 52 do Tabelionato Oficial da Comarca de Guanambi

Em 23 de novembro de 1961 a propriedade é vendida ao Senhor Hildo Malheiros, conforme escritura registrada no livro 46, fls. 90 e 92, do Cartório de Registros e Hipotecas de Guanambi.

Em 2003, o ex-Prefeito Nilo Coelho comprou a fazenda e concedeu por concessão de uso para a Prefeitura Municipal de Guanambi, que realizou a restauração do casarão.

Atualmente, o casarão está com sérios problemas em sua estrutura: goteiras no telhado, problemas no reboco das paredes e cupins nas janelas e portas do casarão.



(Artigo publicado pela revista Integração do Vale, abril de 1993, com a colaboração de Elísio Cardoso Guimarães)



FOTOS; BLOG DO LATINHA






Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR