A deputada Ivana Bastos votou pela aprovação do Projeto de Lei 23.944/2020, de autoria do Poder Executivo, que garante a criação da Companhia Baiana de Insulina, a BahiaInsulina, estatal que vai produzir medicamentos para o tratamento e controle do diabetes.



A matéria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa da Bahia, realizada nesta quinta-feira (27).



A empresa estatal vai contar com um investimento de R$ 200 milhões, subsidiados pela empresa ucraniana Indar. Será o primeiro laboratório do país – e o primeiro do Hemisfério Sul - a produzir insulina, reduzindo a necessidade de importação do hormônio da Europa e dos Estados Unidos.



Para Ivana Bastos, através dessa aprovação, o parlamento baiano mais uma vez demonstra o compromisso em atender as necessidades da população com o objetivo de colaborar com esse grave problema de saúde pública.  “É mais saúde, mais crescimento tecnológico e fomento da geração de emprego e renda para os baianos”, destacou Ivana Bastos ao parabenizar o Governo da Bahia pela iniciativa.



CONCURSOS PÚBLICOS



Ainda durante a sessão, foi aprovado também o Projeto de Lei 23.975/2020, enviado pelo Governo do Estado, que suspende os prazos de validade dos concursos públicos no Estado, enquanto perdurar a situação de pandemia ocasionada pela Covid-19.



O projeto foi aprovado pela unanimidade dos 63 deputados e alcança os certames da administração direta e indireta que já foram homologados. Através da ação, as bancas responsáveis pelos concursos deverão informar sobre a suspensão por meio de comunicados nos sites institucionais.



Também foram aprovados os decretos de calamidade pública dos municípios de Formosa do Rio Preto, Teixeira de Freitas e Bom Jesus da Lapa.



Assessoria de Comunicação Gab. deputada Ivana Bastos