O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

20

IGAPORÂ RECEBERÁ ÁGUA TRATADA DO RIO SÃO FRANCISCO

Regional

Terça-Feira, 20 de Abril de 2021



O prefeito Neto Cotrim se reuniu no dia 14 de abril com João Pereira Júnior, representante da empresa responsável pela elaboração do projeto da Adutora do São Francisco, que levará água potável até as cidades de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã.



Participaram da reunião o secretário de infraestrutura, Tiago Bonfillioli, e Mônica Rocha, Diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). De acordo com João Pereira Júnior, o projeto já está em fase de conclusão para a realização da licitação que definirá a empresa responsável pela construção da adutora.



“A obra vai ser por etapas. O sistema de captação no Rio São Francisco será instalado em Bom Jesus da Lapa, que também se beneficiará do abastecimento através da adutora. Em seguida, os serviços serão executados em Riacho de Santana e, no terceiro momento, em Igaporã. Na quarta e última etapa serão construídos os ramais que levarão água para localidades rurais nos três municípios”, explicou Tiago.



“O projeto começou a ser desenvolvido em março de 2020, com os estudos para definir os locais de instalação da estrutura da adutora e, também, para definição de quais comunidades rurais seriam atendidas. Toda a pesquisa foi realizada em conjunto com as prefeituras e as empresas responsáveis pelos sistemas locais de distribuição de água. Fizemos um minucioso levantamento topográfico e seguimos para a parte de desenvolvimento do projeto. Definimos o ponto de captação com cinco bombas em um balsa flutuante, que enviará a água para a estação com capacidade para tratar 500 litros por segundo. Após a estação de tratamento, serão construídas três estações elevatórias em Bom jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã”, detalhou João Pereira.



“Nossa expectativa é enorme para ver esse projeto sendo executado, uma água de qualidade chegando em Igaporã, Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana. Será, sem dúvida nenhuma, o marco de uma nova era para esses municípios, resolvendo um problema que tem perdurado ao longo do tempo”, afirmou o prefeito Neto.



Várias localidades da zona rural de Igaporã receberão as águas do São Francisco, segundo informações da Codevasf: Conceição, Barreiro, Santana, Gameleira, Cachoeira do Tatu, Canabrava, Tamboril e Cachoeira dos Alves.



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentou o projeto de construção da Adutora do São Francisco, que representa investimento de R$ 1,4 milhão. Os recursos são originários de reserva técnica de emendas parlamentares.



O local projetado para captação da água, por balsa flutuante, será o rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. A vazão prevista é de 520 litros por segundo. A Adutora de Água Bruta deverá ter extensão de 4,2 mil metros, com 710 mm de diâmetro.



A Estação de Tratamento de Água, pré-fabricada, deverá ter vazão de 500 litros por segundo; contará com Casa de Química e Unidade de Tratamento de Resíduos. A água bruta captada passará por calha parshall e será submetida a floculação, decantação, filtração e tanque de contato, para posterior reserva e distribuição.



O sistema de abastecimento de água terá três Elevatórias de Água Tratada: a de Bom Jesus da Lapa terá potência de 1.000 cv e vazão de 225 litros por segundo; a de Barreira da Caatinga terá a mesma potência e vazão de 215 litros por segundo; e a de Riacho de Santana terá potência de 350 cv e vazão de 64 litros por segundo. Também haverá cinco Adutoras de Água Tratada.



Em Bom Jesus da Lapa, o projeto básico contempla as comunidades de Lapinha/Quincas, Margem da Rodovia, Lagoa das Pedras, Barauninha, Canafístola, Chapada Grande / Chapadinha, Tanque Novo, Favelândia e Brejos de São José.



Em Riacho de Santana, por sua vez, as comunidades são Barreiro Vermelho, Barreiro de Cima, Riacho de Santana, Santana, Margem da Rodovia, Santana / Barragem, Jatobá, São João, Jurema de Teófilo, Gongo, Aldeia, Botuquara, Alagoinha, Lagoa, Mamoeiro, Cajazeiras, Arroz, Juá, Barreirinho, Torto, Pau de Engenho, Boqueirão das Pombas, Santa Rita, Barriguda, Caldeirão, Barreiro da Caatinga, Descoberto, Laguna, Vereda, Soledade, Sítio, Tábua, Cedro, Santo Antônio e Brejinho.



*Com informações da ASCOM/Codevasf



Foto: ASCOM/PMI - Autor: ASCOM/PMI







Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR