O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

20

JUSTIÇA PROÍBE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA EM GUANAMBI

ELEIÇÕES-2022

Segunda-Feira, 09 de Novembro de 2020

A Justiça Eleitoral proibiu a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada em Guanambi, prevista para esta terça-feira (10). O pedido para que o resultado não fosse tornado público partiu da “Coligação Time do Avanço”, do candidato a prefeito Jairo Magalhães (PSD). A pesquisa foi realizada pela Dataqualy Pesquisa de Mercado e Opinião, sob encomenda do site Política Livre, pelo valor de R$ 10 mil.



A Coligação alegou que não foram foi considerado o grau de instrução, nível econômico do entrevistado e grau de instrução na estratificação e falta de identificação da área física de realização do trabalho a ser realizado),  além da ausência de assinatura do estatístico responsável pela realização da pesquisa eleitoral e de valor e origem dos recursos despendidos na pesquisa, ainda que realizada com recursos próprios.



O juiz Ronaldo Alves Neves Filho, da 64ª Zona Eleitoral de Guanambi, acatou parcialmente as alegações e deferiu uma liminar suspendendo a divulgação da pesquisa. Ele ainda estabeleceu multa de R$ 100 mil e adoção de outras medidas cabíveis à espécie caso a decisão seja descumprida.



A Dataqualy registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que iria entrevistar 404 eleitores entre quarta-feira (4) e domingo (8). A pesquisa avaliou a intenção de voto dos entrevistados de forma espontânea, quando não são apresentados os nomes do candidato e de forma estimulada, quando as opções são apresentadas em um disco.



Também foi perguntado em que o entrevistado não votaria de jeito nenhum e quem ele acha que vai ganhar a eleição. Por fim, ainda foi avaliada a aprovação do atual prefeito Jairo Magalhães (PSD) e se o eleitor aprova ou desaprova a forma que ele vem administrando o município.



A empresa pode recorrer para tentar reverter a decisão e divulgar os resultados. As alegações parar rebater as irregularidades apontadas devem ser apresentadas no prazo de 48 horas. (veja a decisão).



 


FONTE: AGÊNCIA SERTÃO- FOTO: VILSON NUNES


Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR