O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

37

GUANAMBI AINDA NÃO HOMENAGEOU SOLDADO SABINO COTRIM QUE LUTOU NA 2ª GUERRA MUNDIAL

Local

Terça-Feira, 29 de Outubro de 2024


Sabino Aureliano Cotrim, filho de Joaquim Aureliano Cotrim e de Maria do Rosário Teixeira nasceu em Guanambi, em 18 Fevereiro de 1922 e faleceu em 1 Julho 2001. Casou-se com Lieci Teixeira Cotrim e tiveram os seguintes filhos: Maria da Glória, Maria do Rosário, Sebastião, Manoel Messias , Ademir, Maria Aparecida e Maria do Carmo Cotrim. Após a morte da primeira esposa, casou-se com Lila Oliveira. Desse casamento nasceram Joaquim e Edilberto Oliveira Cotrim.



Foi Expedicionário Combatente da 2ª Guerra Mundial, conflito que iniciou-se na Europa em 1939 e só teve fim em 1945. Dois grupos participaram desse conflito: Países Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão ). O Brasil participou diretamente da guerra a partir de 1944, enviando para a Itália os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. O guanambiense Sabino Aureliano Cotrim apresentou-se como voluntário integrante da FEB e participou das operações de guerra na Itália. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região de Monte Cassino, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.

Verdade é que o senhor Sabino foi um grande herói guanambiense, num ato de bravura se aprensentou para lutar e defender o mundo da tirania do nazismo. Por tanta bravura, o município de Guanambi ainda não fez nenhuma homenagem ao nosso mais famoso soldado.



Jorge Jornais, com informações da Família Cotrim.





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JUNHO-2024

O POPULAR