No dia 1º de abril de 1943 nascia em Guanambi, Nilo Augusto de Moraes Coelho. Hoje, 1-4, ele completa 75 anos de vida. Filho do político Gercino Coelho e de Eunice Moraes Coelho, sobrinho do famoso político pernambucano Nilo Coelho, que presidiu o Congresso Nacional. Hoje, casado com D. Solange Coelho e pai de quatro filhos.
Nilo Coelho, descendente de uma família de políticos, também criou gosto pela atividade e exerceu vários mandatos: Prefeito da sua terra natal Guanambi por 03 vezes, Deputado Federal, Vice-Governador e Governador da Bahia. Também foi Secretário Estadual de Minas e Energia.
Nilo Coelho destacou-se no cenário político da Bahia não apenas pelos cargos que exerceu, mas pela sua capacidade de trabalho, revelando-se um gestor sério, cuidadoso com os recursos públicos e grande tocador de obras.
Em Guanambi, em todas as ruas, praças e esquinas, existe marca desse grande executivo, responsável por toda infraestrutura que dispõe a Cidade. A Cidade hoje, pólo regional, tem em Nilo Coelho o seu maior benfeitor.
Apaixonado pela sua terra, refere-se a sua cidade como “MINHA QUERIDA GUANAMBI” mantendo aqui um laço de muitas amizades e gozando de muito respeito e admiração de todos os seus conterrâneos.
Como Governador da Bahia, seu governo foi marcado por ações que valorizaram o interior do Estado. Construiu a maior ponte do Estado, a ponte Gercino Coelho, sobre o Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, Kms e Kms de estradas foram construídas em todo o interior e importantes obras de infraestrutura.
Na sua vida privada, Nilo Coelho é um dos mais importantes empresários brasileiros, sendo o maior pecuarista da Bahia e responsável por centenas de postos de trabalho. Como patrão exige dos seus comandados – honestidade, iniciativa, liderança e eficiência. Tem fama de ser uma espécie de rei Midas, tudo que toca vira ouro, ou seja, todos os seus negócios são bem sucedido.