Sem educação. Alguns populares continuam com a velha prática de descartar lixo e entulho nas vias públicas de Guanambi. Quem anda nas saídas da cidade, principalmente em direção à Caetité, Palmas de Monte Alto, Ceraíma e estrada velha de Mutans testemunha diariamente populares descartando lixo e entulhos nas vias pública de Guanambi. A Secretaria de Obras do município pede a colaboração da população a participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas. Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos, contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti (mosquito-da-dengue) e trazendo prejuízos para a comunidade e aos próprios moradores. Moradores próximos desses locais também pedem a conscientização das pessoas que ao fazerem limpeza nos quintais, poda de árvores ou reformas em suas residências deve contratar carros de transportes que fazem esse serviço. Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar.
Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:
1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.
2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.
3. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro, informe-se com a empresa Mendel.
4. O material proveniente de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, lembre-se que devera contratar uma empresa ou terceiros para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta no antigo lixão e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.