O contrato de compra para 9,7 milhões de doses de vacina Sputnik V foi fechado na sexta-feira (12), entre o governador Rui Costa (PT) o Fundo Soberano da Rússia. O governador fez o anúncio durante um encontro com os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador, na tarde de sexta-feira.
Rui Costa informou que o primeiro lote do imunizante será entregue no mês de abril, momento em que será disponibilizada para todos os 417 municípios do Estado. O governador disse que um ato oficial de assinatura do contrato entre o governo baiano e autoridades russas está previsto para a próxima semana.
De acordo com Rui Costa, o imunizante será adquirido com recursos próprios, sem interferência do Plano Nacional de Imunização. Costa já havia avisado que não abriria mão da compra da vacina, mesmo após o Ministério da Saúde ter anunciado a compra de 10 milhões de doses da Sputnik para o país.
A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia, atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19 e um ótimo perfil de segurança, segundo dados preliminares de uma pesquisa publicada no periódico The Lancet. Ela é aplicada em duas doses em um período de 21 dias.
A vacina russa mostrou 100% de eficácia contra casos moderados e graves de covid-19. O imunizante também apresentou dados positivos em idosos: a eficácia foi de 91,8% neste grupo.
Edição: João Miguel