Ainda em estado de choque, Vitória da Conquista acorda com as lembranças da homenagem que fora prestada ao prefeito Herzem Gusmão, deixando o seu nome registrado na história da cidade como um dos seus filhos ilustres que amou a sua terra.
A vida segue o seu curso, e já na manhã de hoje a mesa diretora da Câmara Municipal reuniu e já definiu toda a programação que dará posse definitiva a prefeita em exercício, Sheila Andrade, agora titular do cargo de gestora da cidade de Vitória da Conquista. Sheila é empresária, casada e uma liderança evangélica.
Veja na matéria abaixo todo o ritual do ato:
“Mesa Diretora se reúne com líderes para tratar da posse da prefeita Sheila Lemos
Na manhã deste domingo, 21, a Mesa Diretora da Câmara Municipal, composta pelo presidente Luís Carlos Dudé (MDB), Orlando Filho (PRTB), Hermínio Oliveira (PODE), Nildo Freitas (PSC) e Nelson de Vivi (DEM), se reuniu com os líderes da Oposição, Valdemir Dias (PT), com o líder do Governo, Ivan Cordeiro (PTB), e com o procurador Wagner Santos Alves Dias, para definir a posse da prefeita Sheila Lemos (DEM).
Na reunião ficou definida a posse presencial na manhã desta segunda-feira, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal, com a presença apenas da prefeita, dos vereadores e da imprensa.
Por ato do presidente da Câmara, conforme previsão da Lei Orgânica do Município (LOM), e Decreto Lei 201/67, foi declarada a vacância com a extinção do mandato do prefeito Municipal de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira (MDB), falecido no dia 18, e sepultado na noite de 20 de março de 2021. Na oportunidade foi expedido comunicado para a vice-prefeita Ana Sheila Lemos Andrade (DEM), substituta legal, para que tome posse e inicie a titularidade do cargo de prefeita no Município de Vitória da Conquista.
O presidente Luís Carlos Dudé enfatizou que a urgência se dá pela necessidade de cumprir o Regimento Interno (Art.9, Parágrafo Único), que trata da posse do vice-prefeito em caso de vacância do cargo de prefeito. “Temos que dar celeridade aos trâmites legais para que a prefeita possa governar com tranquilidade”, disse Dudé.