A deputada Ivana Bastos protocolou ocorrência policial de número 1ªDT GUANAMBI-BO-21-04051, buscando combater a ação criminosa que ela e seus familiares têm sido vítima, por meio da veiculação e divulgação de uma fake news envolvendo o nome da parlamentar em denúncia de retirada ilegal de madeira na região da Parateca, município de Malhada.
“Um vídeo mentiroso e apócrifo, sem autoria até agora identificada, foi espalhado em grupos de WhatsApp, apropriado por outros agentes de caráter duvidoso e já em parte identificados, e vem sendo compartilhado nas redes sociais e sites como se a fake news fosse uma acusação ou denúncia contra a deputada”, afirmou a assessoria jurídica.
“Determinado site chega a noticiar que não conseguiu apurar a autoria ou autenticidade do vídeo, mas ainda assim publica a notícia falsa, um crime confesso contra o jornalismo sério e responsável”, pontua a deputada.
A deputada informa que a ocorrência policial já está a cargo da 22ª COORPIN- Guanambi, 1ª DT GUANAMBI-BO-21-04051. Mas, em auxílio a esse trabalho da Polícia Civil da região, a mesma ainda essa semana estará com a Coordenação do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos, setor ligado à Polinter da Secretaria de Segurança Pública do estado, para cobrar providências no sentido de apurar e identificar quem são os autores do vídeo de modo a levá-los às barras da polícia e da justiça.
A parlamentar busca também definir as responsabilidades dos até agora já identificados como reprodutores e compartilhadores da fake news, a fim de garantir que os mesmos respondam civil e criminalmente pelo delito cometido.
“Estou extremamente revoltada com essa situação. É triste saber que quando se aproxima das eleições, pessoas ruins começam a construir narrativas falsas para manchar a reputação de quem trabalha”, afirmou a deputada Ivana Bastos.
Fonte: ASCOM