Moradores de Malhada, na região do Médio São Francisco, realizaram na tarde desta segunda-feira (7) um protesto contra a falta de água. Batizado de ‘Panelaço contra a Embasa”, O ato teve até panelaço.
O ato teve início por volta das 17h, na Praça de Santa Cruz e encerrou em frente à sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Conforme os organizadores do ato, a proposta surgiu em decorrência da “insatisfação da comunidade com o serviço da Embasa.
Os moradores reclamam que está há 4 dias o líquido não jorrar nas torneiras. Ainda conforme os moradores, enquanto o nível do Rio São Francisco continua acima da cota de transbordo há mais de 30 dias, os moradores sofrem com a falta de água.
Mais cedo, a Embasa informou que o fornecimento de água foi interrompido no dia 3 de março, por conta da adutora de água que rompeu em local submerso pelas águas do São Francisco.
A Embasa informou que o problema não foi solucionado ainda por conta das condições de alagamento, mas o abastecimento está sendo realizado por manobras na rede de distribuição, onde carros-pipa temporariamente estão abastecendo o reservatório central da cidade.
Folha do Vale