O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

40

ÁGUA VERDE E CHEIRO FORTE NO RIO SÃO FRANCISCO PREOCUPAM PESCADORES

Meio ambiente

Terça-Feira, 08 de Maio de 2018

Pescadores dos municípios de Carinhanha e Malhada, no Médio São Francisco, estão preocupados com o cheiro forte e a coloração verde da água do rio São Francisco. Conforme alguns pescadores ouvidos pela nossa reportagem, situação tem sido frequente nos últimos dias, e afirmam que não é algo comum de se encontrar.


Segundo informação do secretário Municipal de Meio Ambiente de Malhada, José Castor Castro de Abreu, a culpa para a mortalidade dos peixes estaria no despejo de materiais químicos na água. “Existem muitas indústrias, siderúrgicas, plantações, principalmente no curso do rio, que acabam despejando produtos e agrotóxicos que, quando o nível da água está normal, não fazem tanta diferença. Porém, na situação em que se encontra, aumenta o número de cianobactérias”, explica.


Laudo parcial divulgado em 2007, pelo Laboratório de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com amostras retiradas do rio nos municípios de Malhada, Serra do Ramalho, Carinhanha, Sítio do Mato, Paratinga e Bom Jesus da Lapa, aponta que algas azuis modificam o gosto, a cor e o cheiro da água.


As cianobactérias podem produzir gosto e odor desagradáveis na água e desequilibrar os ecossistemas aquáticos. Algumas liberam toxinas que não podem ser retiradas pelos sistemas de tratamento de água tradicionais e nem pela fervura. O aumento da matéria orgânica, provocado por despejo de esgoto ou de agrofertilizantes, por exemplo, favorece o crescimento do número de microorganismos decompositores livres, que consomem o oxigênio dissolvido na água e alimentam a atividade fotossintética das cianobactérias. A estiagem, que diminui a vazão das águas, também contribui com o fenômeno.


Redação www folhadovale.net


PORTAL FOLHADOVALENET. COM


Últimas Notícias

Edições Anteriores

OUT/ 2018

O POPULAR

Rua Aloisio Azevedo, n°260 - Bairro Villa Nova
(77) 3451-5116