O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

A HISTÓRIA DA PRAÇA MANOEL NOVAES

Cultura

Domingo, 14 de Março de 2021






A partir de hoje e todo domingo, vamos postar matérias contando a história de nossas praças. Como surgiu, quem é o homenageado e com isso, incentivar a valorização e a preservação de nossos espaços públicos.



PRAÇA MANOEL NOVAES

Na década de 60, grande parte da população rural migrou para a cidade de Guanambi em busca de trabalho e educação. As praças de então serviram como um modo de trazer a natureza para dentro da cidade, permitindo aos vindos do meio rural não perderem completamente o vínculo com suas origens. Ainda no chão batido e sem água e energia, a Praça Manoel Novaes começou a ser povoada nos anos 50, quando a cidade começou sua expansão. Ainda na década de 50, a praça foi escolhida para sediar os primeiros colégios particulares da cidade, o Ginásio São Lucas e o Ginásio Guanambi. Por estar localizada bem no coração de Guanambi, a praça Manoel Novaes foi o endereço escolhido para abrigar no início dos anos 70, o maior colégio de Guanambi, o Luiz Viana, fato esse que contribuiu e muito para o crescimento do local. Em 1984, com muita festa, a praça foi totalmente reconstruída pelo prefeito Nilo Coelho e até hoje chama atenção por sua importância, beleza ímpar e ponto de encontro de jovens e adolescentes. Durante os anos 90, fervilhavam em sua vida noturna.



QUEM FOI MANOEL NOVAES??

A praça homenageia o ex-deputado Federal Manoel Cavalcanti Novaes, médico soteropolitano, que exerceu por 8 vezes o mandato de Deputado Federal pela Bahia e sempre foi muito bem votado em Guanambi, na década de 70 e começo dos anos 80.

(Jorge Jornais)









Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR