O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

IVANA BASTOS PROMOVE LANÇAMENTO DE LIVRO ORGANIZADO POR OTTO ALENCAR

Cultura

Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022

Com o saguão da Assembleia Legislativa da Bahia lotado, a deputada Ivana Bastos promoveu o lançamento da terceira edição do livro Bahia de Todos os Fatos – cenas da vida republicana (1996), idealizado e organizado pelo senador Otto Alencar, quando então presidente da Casa (1995-1997).


A publicação traz diversos aspectos pitorescos da história da Bahia. Um verdadeiro banco de dados com informações de cunho político, econômico, social e cultural, que todo baiano e baiana deveria conhecer para se conhecer melhor”, explicou a deputada.


A produção, apesar de rápida, realizada em dez meses, se baseia em uma pesquisa cuidadosa, imersiva em jornais, revistas, bibliografias e depoimentos de forma a trazer com clareza, elementos significativos da história, estruturados em capítulos.


Os fatos são apresentados ano a ano, seguindo uma classificação nas categorias de fatos políticos e econômicos, em primeiro plano, seguido de eventos de caráter sociocultural.


Ao saber que o livro só possuía um exemplar tombado na biblioteca do Legislativo, e que a publicação é motivo de constante procura por historiadores, estudante e o público geral, a deputada Ivana Bastos foi ao diretor de Comunicação da ALBA, Paulo Bina, e ao então presidente da Casa, Nelson Leal, para solicitar a reimpressão do exemplar.


Gostaria de abrir um parêntese para falar sobre a percepção e o entendimento do senador Otto Alencar para elaborar essa preciosidade para o nosso estado. Em toda a obra, podemos perceber a veia sertaneja, deste filho de Rui Barbosa, que ama a Bahia e a defende tanto como legítimo representante dos baianos nos espaços de decisão, quanto na afirmação da nossa identidade cultural’, destacou a parlamentar.


Ivana parabenizou o senador por contribuir para a manutenção e fortalecimento do acervo histórico da Bahia. “Não tenho dúvidas de que a obra é mais um importante e rico documento que engrandece o nosso estado”, disse Ivana.


Estavam presentes, o presidente da Casa, Adolfo Menezes, o senador Ângelo Coronel, os deputados federais Otto Filho e Diego Coronel, os secretários de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano, Marcus Cavalcanti e Jairo Magalhães; o pré-candidato a vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; os prefeitos de Iraquara e Palmeiras, Nino Coutinho e Ricardo Guimarães, entre outras autoridades e amigos.


 


 





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR