O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

19

MORADORES DE MUTANS PREOCUPADOS COM DEMOLIÇÃO DE CASARÃO HISTÓRICO

Meio ambiente

Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020

Moradores do Distrito de Mutans denunciaram nessa terça-feira (20.10), o início da demolição do casarão histórico Solar dos Barros no distrito de Mutãs. O casarão é um patrimônio histórico e cultural do município de Guanambi e foi tombado conforme o Plano Diretor de Guanambi – Lei nº 223 de 04 de Dezembro de 2007, conforme Artigo 14, IV – preservação e proteção do patrimônio cultural, histórico e ambiental das áreas, i - Casarão dos Barros (Mutans). Fotos e vídeos nas redes sociais mostram o momento da derrubada de parte das paredes do casarão. A Prefeitura Municipal está realizando uma obra de recuperação e urbanização da Lagoa de Mutãs, mas a derrubada de um símbolo histórico do distrito é triste, segundo denuncia de vários moradores.  O prédio do casarão é de uma grande beleza arquitetônica e pertence ao poder público.  Portanto, a restauração do casarão é a garantia da preservação e a transmissão da história, da memória, das tradições e costumes do povo do Distrito.



PREFEITURA ESCLARECE: 



Diante de divulgação de vídeos e textos em redes sociais no início da tarde dessa terça-feira (20), sobre a demolição de parte do casarão do Distrito de Mutans, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Guanambi vem a público esclarecer os seguintes pontos:
- O projeto para realização da revitalização das obras da Lagoa da Espera, conforme previsto será realizada em duas etapas. A primeira etapa consta drenagem e escoamento, pistas ao entorno e iluminação. Já a segunda etapa consiste na reforma do casarão localizado às margens da lagoa.
- Diante do risco eminente de desabamento de parte do imóvel e que poderia causar danos à vidas dos que frequentam a pista de caminhada e dos trabalhadores que executarão a reforma do casarão, engenheiros da Secretaria de Infraestrutura realizaram aferição técnica e constataram a necessidade de retirada da parte comprometida. As obras de intervenção da área de risco foram iniciadas na manhã de hoje e visam exatamente a garantir da segurança e preservação de vidas.
- A reforma total do imóvel deverá ser iniciada em breve e conforme previsto no espaço será instalada a sede da Sub Prefeitura Distrital, sendo também um ponto de acesso principal para a Lagoa da Espera.
Vale destacar que as obras de revitalização da Lagoa da Espera estão em fase de conclusão e em poucos dias será entregue a população do distrito. Uma obra tão sonhada e aguardada por todos realizada com recursos próprios do município.



Ass. Imprensa Prefeitura de Guanmbi






Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR