Guanambi registra 78 casos confirmados da Covid-19, sendo 68 homens e 10 mulheres, o que representa 3,5% do total de 2.239 casos notificados pelo município. Entre eles, NENHUM ÓBITO, 1 internado e 73 recuperados. Os casos notificados são de pacientes com Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), dentre esses, alguns entram nos critérios para exames da Covid-19. Segundo o Lacen-BA, entre os notificados, o município realizou 230 coletas de swab nasofaríngeo para exames de RT-PCR, dos quais 205 tiveram resultados negativos, 12 positivos e 12 aguardando resultados.
Dos casos confirmados, 40 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 3 no BNH, 3 no Residencial dos Pássaros, 3 no Sandoval Moraes, 2 no Alto Caiçara, 2 no Bela Vista, 2 no Beija Flor, 2 no Centro, 2 no Jardim São João, 2 no São Francisco, 2 no Vomitamel, 2 em Morrinhos, 1 no Alvorada, 1 no Bom Jesus, 1 no Brindes, 1 no Ipiranga, 1 no Leolina de Sá, 1 no Monte Pascoal, 1 no Renascer, 1 no Santo Antônio, 1 no São Vicente, 1 no São Sebastião, 1 Vila Nova, 1 na Zona Rural e 1 em Mutans, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas. Até o momento, cinco profissionais de saúde testaram Positivo para a Covid-19. No Pronto Atendimento de Guanambi, foram atendidas 433 pessoas com Síndromes Gripais, e dessas, 1 encontra-se internada no PA, aguardando regulação para o hospital de referência COVID-19.
Pensando na contenção da transmissão do vírus em nosso município, a Atenção Básica tem orientado sobre a importância do isolamento social dos pacientes testados positivo e das pessoas que residem no mesmo domicilio, mesmo que assintomáticos, assim os profissionais da secretaria de saúde, realizam ligações diariamente durante 14 dias a esses pacientes com o intuito de monitorar os sintomas e orientações. Atendimentos e tele atendimentos psicológicos estão sendo ofertados aos pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19, e aos profissionais da linha de frente da secretaria de saúde, até o momento foram realizados 98 atendimentos.
Nesta situação de enfrentamento à pandemia, as Barreiras Sanitárias, instaladas nas entradas do município desde o dia 24 de março, conseguiram catalogar 215.311 veículos e 467.454 pessoas. Dessas, 1.725 pessoas vindas de área de risco estão sendo monitoradas, por 14 dias, pela Atenção Básica, com o intuito de captar pessoas que venham ter o aparecimento de sintomas. Sendo importante ressaltar, que 5.479 pessoas receberam alta pelo monitoramento.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - 24.06.2020