Já na madrugada deste sábado (2), a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de Planejamento, com o apoio da Superintendência de Trânsito, da prestadora de serviço do setor de limpeza pública e suporte da Polícia Militar iniciou uma requalificação da Feira Livre.
O Secretário da pasta Inácio Paz de Lira Júnior, a pedido do prefeito Nilo Coelho vinha dialogando com muitos feirantes, pedestres, motoristas e comerciantes do mercado, que passaram ao mesmo um diagnóstico da problemática do espaço. O local de estacionamento e carga e descarga era ocupado há muitos anos de forma irregular, impedindo que consumidores e os próprios usuários do mercado pudessem utilizar devidamente o espaço.
Na sua extrema maioria, comerciantes de outras cidades ocupavam o espaço urbano com caminhões e ônibus como ponto permanente e afixando barracas no solo há mais de 8 (oito) anos, acarretando em muita desordem, sujeira e acúmulo de insetos, atrapalhando os barraqueiros locais na comercialização dos seus produtos e também os consumidores locais eram impedidos de utilizar o estacionamento.
Já no período de transição, Nilo Coelho e equipe se debruçaram em um plano de requalificação do mercado, inicialmente na área externa, depois será na área interna, para regularizar a situação, normatizar e modernizar o espaço, propiciando mais condição de trabalho aos comerciantes da Feira Livre, pavilhões do Mercado Municipal e consumidores.
O espaço agora será fiscalizado de forma contínua, com sinalização adequada de carga e descarga e ganhará um estacionamento rotativo. Outros locais foram disponibilizados para o comércio que era feito no local anterior, mas dentro do regramento do uso do espaço do solo urbano. “Não estamos impedindo ninguém de trabalhar, a intenção é organizar aos poucos a Feira e o Mercado. Queremos contar com a compreensão dos comerciantes e população para o bem de todos”, disse o secretário da pasta.