Na última sexta-feira (12), o secretário Municipal de Agricultura, Vanderlei Florêncio, reuniu-se em seu gabinete com os empresários da indústria de alimentos Campanella, Santino Rodrigues e Nilton Leal; com o diretor do escritório da Codevasf Hudson Caldeira; presidente da Cooperativa Agrícola de Ceraíma Marco Antônio Fraga (Biludo); e técnicos da Secretaria de a Agricultura e Meio Ambiente.
A discussão bastante produtiva definiu estratégias envolvendo produtores, empresários e administração pública como agente incentivador de ações que vão atrair empresas capazes de instalar indústrias de processamento de frutas, produção de polpas, sucos, doces, entre outros.
Em nome da Codevasf, Hugo Caldeira destacou a preocupação da empresa em promover a diversificação da produção no perímetro de Ceraíma em oposição a monocultura, garantindo total apoio da instituição à Secretaria de Agricultura do município. “A Codevasf incentivará produtores, promovendo seminários e cursos para dar qualificação de mão de obra e com isso melhor produção”, afirmou.
Os empresários da Campanella apresentaram um projeto já em desenvolvimento, para produção de suco de uva com matéria prima do perímetro de Ceraíma. “Nosso projeto inicialmente já com quatro hectares de uva plantada, mas com possibilidade de aumentarmos para doze hectares, pois cada hectare pode gerar uma renda anual de R$ 75 mil”, relatou Santino Rodrigues.
“A determinação do prefeito Nilo Coelho é de trabalhar para alavancar o setor e nós temos uma grande vocação agrícola que precisa de nosso apoio”, disse o secretário.
Vanderlei Florêncio considerou positiva a reunião e garantiu que não vai medir esforços para botar em funcionamento a Biofábrica e buscará todo o apoio necessário para transformar a agricultura no município, como grande gerador de renda.