O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

43

QUEM TEM LÚPUS PODE ENGRAVIDAR? MÉDICA REUMATOGISTA DRA. CLÁUDIA COSTA RESPONDE

Saúde

Domingo, 12 de Maio de 2024

O Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune que acomete principalmente mulheres em idade fértil e, portanto, uma dúvida costuma surgir de forma comum, “quem tem lúpus pode engravidar?”. A médica reumatologista da Novaclin, Cláudia Costa, explica que sim, muitas mulheres com lúpus conseguem engravidar e ter uma gestação saudável. 

 

“Apesar de ser bastante comum mulheres com lúpus engravidarem, é importante que elas recebam cuidados médicos especializados antes e durante a gravidez. Isso porque essa doença pode aumentar o risco de complicações durante a gestação. E todo cuidado visa garantir a saúde da mãe e do bebê sempre”, explica Dra. Cláudia.

 

Agudização da doença (flares), com sinais de piora da atividade e/ou gravidade da doença colocando em risco a vida da mãe, aborto espontâneo, pré-eclâmpsia, parto prematuro e restrição do crescimento fetal, são algumas das complicações mais graves que uma paciente pode apresentar. E até mesmo estas complicações, podem ser evitadas com um bom controle e acompanhamento de uma equipe médica habituada e especializada. 


“É importante dizer que o cuidado começa antes de engravidar, na fase de tentante (pré-gestação). Assim como algumas medicações são contraindicadas para gestantes, existem também medicações que não afetam a formação fetal. Além de se fazer necessário o uso de suplementação pré-natal, que vai auxiliar na manutenção da saúde da mãe e do bebê.”


 

Por isso, para que uma mulher com lúpus possa engravidar com segurança, ela deve seguir algumas recomendações. E quanto mais disciplina e atenção, maior a chance de sucesso. 

 

“Se você é uma mulher gestante e tem a doença ou é uma paciente com LES que está tentando engravidar, é importante que você faça acompanhamento médico regular com seu reumatologista e obstetra; esteja com a doença estável e controlada, se usando medicamentos, que sejam necessariamente os que não tenham contraindicações para formação fetal; faça uso de suplementação pré-natal; comunique à equipe que te acompanha, qualquer sintoma novo ou alteração do padrão”, reitera Dra. Cláudia.

 

É fundamental que as mulheres com lúpus recebam cuidados pré-concepcionais e acompanhamento médico durante a gravidez para gerenciar esses riscos e garantir uma gestação saudável. Obviamente manter seu acompanhamento após o parto e orientações de aleitamento materno. Seguindo essas recomendações e trabalhando em estreita colaboração com uma equipe médica especializada, muitas mulheres com lúpus podem ter uma gravidez segura e saudável.

 

_Cláudia Costa é médica reumatologista, sócia e diretora da Novaclin – Salvador, pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida), referência em tratamentos de doenças autoimunes no Brasil, es está disponível para entrevistas sobre Lúpus.

REPORTAGEM: TRIBUNA DA BAHIA




Últimas Notícias

Edições Anteriores

JUNHO-2024

O POPULAR