O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

30

CIRO GOMES REGISTRA CANDIDATURA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Política

Terça-Feira, 19 de Julho de 2022


Por Manoela Bonaldo e Iander Porcella 


As convenções partidárias que sacramentam as candidaturas à Presidência da República começam na próxima quarta-feira, 20 de julho, e podem se estender até 5 de agosto, conforme o calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) será o primeiro presidenciável a formalizar candidatura, em convenção marcada para o mesmo dia, em Brasília. 


O Partido dos Trabalhadores (PT) fará convenção em São Paulo, na quinta-feira, 21, para oficializar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato, em chapa com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB). Lula conta com o apoio do PV, PCdoB, PSB, Rede, PSOL e Solidariedade. 


No sábado, 23, o Avante tem convenção para lançar o deputado André Janones (MG) como candidato, em Belo Horizonte. A convenção do Partido Liberal (PL), pelo qual o presidente Jair Bolsonaro vai concorrer à reeleição, está prevista para o domingo, 24, no Rio. Ele tem o apoio do PP, Republicanos, PSC, PTB e Patriota. 


Pré-candidata oficial da terceira via, a senadora Simone Tebet (MS) será oficializada pelo MDB na corrida presidencial no dia 27 de julho, em convenção virtual. Ela conta com o apoio do PSDB e do Cidadania. 


Em 30 de julho, o Novo lança Luiz Felipe D’Ávila e o Pros pode oficializar a candidatura de Pablo Marçal. Um dia depois, em São Paulo, o Democracia Cristã deve chancelar José Maria Eymael na disputa pelo Planalto. Luciano Bivar, por sua vez, deve ser lançado pelo União Brasil em 5 de agosto, também na capital paulista. Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) ainda não têm previsão de data para lançar suas candidaturas. 


Regras das convenções 


São nesses eventos que os partidos políticos formalizam coligações e escolhem quem serão seus candidatos e candidatas a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital para as eleições de 2022. 


Segundo a legislação eleitoral, estão aptos a participar das eleições os partidos políticos que, até seis meses antes da data do pleito, tenham registrado seu estatuto no TSE. Além disso, é preciso que haja um órgão de direção até a data da convenção, devidamente anotado no tribunal eleitoral competente. 


As federações também podem participar, desde que igualmente tenham registrado seu estatuto no TSE e tenham em sua composição ao menos um partido político dotado de órgão de direção até a data da convenção. Nesse caso, as convenções precisam ocorrer de forma unificada, como se fossem um único partido político. 


As convenções poderão ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido até o dia 5 de agosto de 2022. 


Fonte: Estadão Conteúdo 



 





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR