O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

33

COMPANHIA AÉREA AZUL MUDA VOOS E PREJUDICA PASSAGEIROS

Estadual

Quinta-Feira, 28 de Dezembro de 2023

Por Amanda Queiroz- TRIBUNA DA BAHIA


Salvador é normalmente o desembarque inicial daqueles que vêm à Bahia, tanto de qualquer lugar do Brasil quanto do exterior. Com polos regionais consolidados, como Ilhéus e Itabuna, Juazeiro, Chapada, Oeste, Conquista, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, o estado é também uma das portas de saída do Nordeste Brasileiro. Com a chegada do verão, que é a estação mais aguardada pelos turistas, é imprescindível ter voos diretos até os destinos escolhidos.


A companhia aérea Azul, detentora do maior número de linhas regionais na Bahia, principalmente neste período de fim de ano e do verão, mudou as escalas de voos entre Salvador e Porto Seguro, que tem cerca de 700 km de distância entre uma cidade e outra.


Antes os voos eram diretos e duravam em torno de 50 minutos, mas desde outubro que a companhia alterou o trajeto e colocou escalas entres os voos que agora passam a durar entre 6 a 20 horas de conexão, além dos preços altíssimos das passagens, que no total de ida e volta custam cerca de R$5 mil.


A atitude da companhia aérea prejudicou muitos passageiros, principalmente quem estava planejando passar o fim do ano nos principais destinos baianos.


O empresário e advogado Marcelo Sacramento foi um dos lesados pela companhia aérea. Ele afirma, que diante todos os transtornos que passou, apenas conseguiu trocar o horário da viagem para chegar cedo ao seu destino. “Estou indo até Porto Seguro porque irei passar o Réveillon, ver meus amigos, família, tenho trabalho lá. Comprei a passagem em julho e somente em dezembro ocorreu a mudança no meu voo. A companhia aérea não me deu opção de conexão direta, a única coisa que me ofereceram foi uma escala menor para que eu chegasse um pouco mais cedo na cidade. Não tive outra alternativa, ou eu iria de carro ou usaria as passagens da Azul, então tive que me submeter a esse absurdo. Um absurdo isso, antes tinham voos diários até Porto Seguro e agora essas escalas longas de quase 8h de viagem.”, reclama Sacramento.


O secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Maurício Bacelar, disse que não esperava essa alteração da aviação neste fim de ano, quando vários turistas e baianos viajam até o local. Ele afirmou que notificou de imediato a Azul pelo ocorrido.


“Nós tomamos aqui com surpresa a mudança da malha da companhia aérea Azul que tinha até o dia 29 de outubro de 2023 uma conexão diária entre Salvador e Porto Seguro. Porém, houve uma diminuição da conexão entre as cidades que antes era diária para três vezes por semana. Imediatamente, o governo da Bahia notificou a linha aérea para que ela restabelecesse de imediato a conectividade de ter sete voos semanais.”, afirmou o secretário.


O titular da Setur ainda declarou que a companhia aérea Azul, em correspondência ao governo da Bahia, disse que após o prazo estabelecido por eles, iria retornar aos voos diários entre Salvado e Porto Seguro. “Em resposta, a companhia relatou que por conta de um ajuste de malha eles precisavam durante um determinado período diminuir a conexão, mas que as providências estão sendo tomadas para que se restabeleça as conexões diárias que existiam antes. Deram o prazo de 30 a 60 dias desde a minha notificação. Em contrapartida, avisei que não poderíamos esperar tanto tempo, pois estamos em períodos de alta estação. Nós da Setur, estamos ao lado dos passageiros, somos solidários a todos que foram lesados com essas alterações de voos feitas pela companhia aérea”, informou Bacelar.


O diretor de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Bahia), Thiago Senna, explica a importância de se manter a conexão direta entre Salvador e Porto Seguro.


“A ausência de um voo direto entre Salvador e Porto Seguro tem um impacto imediato limitado no fluxo turístico de Porto Seguro, já que grande parte dos turistas frequentam a cidade são do Sul e Sudeste. No entanto, não ter um voo entre a capital e Porto Seguro significa fechar as portas para os turistas da Região Metropolitana de Salvador e de todos os estados do Nordeste, que dependem de uma conexão entre Salvador e Porto Seguro para poder visitar a região do Extremo-Sul baiano. Sem dúvida, Porto Seguro é um dos lugares mais buscados do Brasil para as viagens de fim de ano e verão, mesmo sem essa conexão direta com Salvador. O destino já se consolidou há bastante tempo como uma das melhores opções para descanso e lazer à beira-mar, e está sempre no topo das cidades mais procuradas pelos viajantes.”, declarou.


O jornal Tribuna da Bahia entrou em contato com a companhia aérea Azul, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.


A Tribuna ainda tentou entrar em contato com o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, mas não obteve êxito.





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR