A Secretaria de Educação de Guanambi, por meio do Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO), divulgou a cartilha com estratégias para crianças e adolescentes com deficiências e suas famílias no acompanhamento escolar em casa durante período de pandemia.
Dentre as principais orientações, estão:
- Ser criativo, amoroso e desenvolver as atividades juntamente com a criança;
- Criar rotina para filho e deixar fixado em local que ambos possam sempre ler o que está programado na rotina do dia ou da semana;
- Escolher um lugar em que a criança deverá estudar e brincar e mantê-lo até o final;
- Estabelecer tempo para a aprendizagem e para a diversão;
- Estimular a criança por meio do lúdico;
- Certificar-se de que o filho dará conta de realizar as atividades propostas pela escola (sem duras cobranças);
- Se não se sentir seguro em aplicar atividades, ou não souber como fazer, solicite à escola sugestões ou o plano educacional individualizado;
- Aproveitar os momentos em família para brincar e estimular de forma leve e divertida para todos.
Para Bruna Oliveira, coordenadora do CREIO Guanambi, saber lidar com crianças e adolescentes com deficiências em tempos de pandemia, é fundamental para o desenvolvimento delas. "Temos percebido uma série de mudanças na rotina das famílias devido a pandemia do novo coronavírus, principalmente em função da recomendação de ficar em casa. Temos notado que além do estresse normal que o momento gera devido ao sentimento de insegurança, medo de ser acometido pela doença, dúvidas quanto a duração desse vírus, as famílias também enfrentam um desafio a mais que é saber lidar com as crianças e adolescentes em casa, principalmente, com os filhos com deficiência. Por isso, pensando nessas dificuldades, a equipe do CREIO elaborou uma cartilha com dicas que podem auxiliar pais e até mesmo professores para lidar com os desafios desse momento da melhor maneira possível", concluiu Bruna.
O material está disponível para pais, responsáveis e profissionais da educação por meio das unidades escolares.