O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

37

EX-GOVERNADOR RUI COSTA ANUNCIA QUE PRETENDE DISPUTAR UMA VAGA NO SENADO EM 2026

Política

Sexta-Feira, 25 de Outubro de 2024

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), revelou ontem que está disposto a disputar uma das duas vagas que a Bahia tem no Senado nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante uma entrevista na rádio Itapoan FM.


Rui Costa afirmou que ainda não teve uma conversa formal com o presidente Lula sobre o assunto, mas que pretende discutir o tema em breve. "Eu não conversei ainda com o presidente. Eu até falei com ele que quero falar sobre esse tema e devo conversar por esses dias. Coloquei o meu nome à disposição para ser candidato ao Senado”, afirmou o ministro.


Ele também relembrou o processo das eleições de 2022, quando optou por concluir seu mandato como governador, em vez de concorrer ao Senado, decisão que, segundo ele, foi fundamental para garantir a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) na sucessão estadual. "Da outra vez, todo mundo achou que eu deveria sair do governo para ser candidato ao Senado. Eu priorizei ficar no governo, concluir o meu mandato e lutar para fazer o sucessor, como nós conseguimos fazer", explicou. Agora, Rui coloca seu nome como opção para a disputa em 2026.


A formação da chapa majoritária para o Senado nas próximas eleições promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Além de Rui Costa, os senadores Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) já manifestaram interesse em concorrer à reeleição. A possível candidatura de Rui, porém, pode resultar em um rearranjo no grupo governista, com a possibilidade de Coronel ser preterido para que os dois ex-governadores disputem as cadeiras disponíveis pela Bahia.


Ainda na entrevista, Rui Costa celebrou o fato de dois deputados baianos estarem na disputa pela presidência da Câmara: Elmar Nascimento (União Brasil) e Antonio Brito (PSD). "Temos dois baianos concorrendo, o que nos enche de orgulho, porque são duas lideranças. Eu acho que os dois têm chances. Estão rodando os estados, conversando com os deputados, reunindo com as bancadas", comentou o petista.


O ministro acredita que o cenário para a eleição da presidência da Câmara, que vem se arrastando ao longo de 2024, ficará mais claro após o segundo turno das eleições municipais. "Esse jogo está sendo jogado. Cada um está fazendo o seu dever de casa. Acho que agora, depois do segundo turno, esse debate vai esquentar no Congresso e acredito que, em dezembro, a gente vai ter um cenário mais claro", analisou Rui Costa.


TRIBUNA DA BAHIA


Últimas Notícias

Edições Anteriores

JUNHO-2024

O POPULAR