O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

IVANA BASTOS CELEBRA OS 104 ANOS DE GUANAMBI

Destaque

Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2023

No dia 14 de agosto de 1919, o município de Guanambi, localizado no interior da Bahia, completou 104 anos de emancipação política. A deputada estadual Ivana Bastos, por meio de uma moção, expressou suas congratulações ao município por essa ocasião significativa, ressaltando a rica história e os avanços que Guanambi tem experimentado ao longo dos anos.


O nosso mandato tem uma efetiva e larga folha de serviços prestados ao município de Guanambi. Recentemente, apresentamos um importante pedido ao governador Jerônimo Rodrigues, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores de nossa terra que consiste no pedido de autorização para a realização de diversas obras de implantação de esgotamento sanitário em uma série de bairros de Guanambi, como os bairros de Liberdade, Dr. José Humberto Nunes, Boa Vista, Caiçara, Belo Horizonte, Amambaí, Beneval Boa Sorte, Brindes, Floresta, Alazão, Castro e Cotrim.


Notícia muito alvissareira, também, foi a publicação do contrato para execução de obras para as obras de restauração do asfalto da BA-573, entre Guanambi e Matina com extensão de 40 km, com previsão de investimentos no valor de R$12 milhões. Isso terá um efeito prático direto no outro trecho da estrada que liga Matina a Riacho de Santana, criando, dessa forma, um corredor rodoviário importante para o escoamento da produção e para redução da distância daqueles que visitam o município de Bom Jesus da Lapa.


Essas duas importantes obras se agregam a diversas outras em todo o território de Guanambi, como ligação de energia elétrica em Zona Rural, ampliação da oferta de água e tantas outras que nos orgulha e nos dá novas responsabilidades para continuar cuidando do povo dessa terra que amo e defendo”, afirmou a parlamentar.




História




A história do município remonta ao ano de 1870, quando uma parte da fazenda Carnaíba foi doada por seu proprietário, Joaquim Dias Guimarães, para a criação de uma freguesia sob a invocação de Santo Antônio, que inicialmente estava subordinada à Paróquia de Palmas de Monte Alto. Com a construção de uma igreja, começou a se formar uma aglomeração que viria a ser chamada de Beija-Flor.


O crescimento dessa comunidade culminou na criação do "Distrito de Paz, no Distrito da Subdelegacia de Beija-Flor do termo de Monte Alto" em 1880, mais tarde renomeado como distrito de Bela-Flor. Finalmente, em 14 de agosto de 1919, por meio da Lei Estadual nº 1.364, esse distrito foi elevado à categoria de município, recebendo o nome de Guanambi e se desmembrando de Palmas de Monte Alto.


Guanambi assumiu um papel de destaque na região ao se tornar um polo regional de grande importância no Território de Identidade Sertão Produtivo, englobando aproximadamente dezenove municípios. Seu desenvolvimento ganhou ímpeto a partir do final da década de 70 e início dos anos 80, com a introdução do cultivo de algodão como parte de uma estratégia do governo militar para implementar a monocultura em várias localidades brasileiras.


Entretanto, a prosperidade foi desafiada na década de 90, quando pragas e fungos, incluindo o "bicudo", devastaram grande parte das lavouras de algodão, causando impactos diretos na economia regional, na geração de empregos e na renda da população.


Após enfrentar essas adversidades, Guanambi se reergueu, diversificando suas atividades econômicas e adotando práticas mais resilientes. A diversificação das culturas plantadas e a inclusão da pecuária como componente da produção regional contribuíram para estabilizar a economia local, fortalecendo o comércio, gerando empregos e impulsionando a renda.


No âmbito público, Guanambi também tem se destacado pelas obras estruturantes, como a Ferrovia Leste-Oeste (Fiol), que está prestes a entrar em operação. Essa iniciativa promete abrir novas possibilidades de expansão do mercado de trabalho e aumento da renda local.


Dessa forma, Guanambi é um exemplo de resiliência e progresso, enfrentando desafios e construindo soluções para impulsionar seu crescimento econômico e o bem-estar de seus habitantes.


A deputada Ivana Bastos reiterou seu compromisso de trabalhar incansavelmente para atender às necessidades da população de Guanambi e continuar contribuindo para o desenvolvimento da região. “Parabéns Guanambi, parabéns para a nossa população. Estarei sempre orgulhosa de poder trabalhar em prol de nossa gente, colocando incondicionalmente o nosso mandato à disposição desse povo trabalhador e hospitaleiro”, finalizou. 





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR