O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

20

PROFESSOR DO IF BAIANO SÉRGIO DONATO FAZ PALESTRA SOBRE BANANICULTURA NOS ESTADOS UNIDOS

Destaque

Terça-Feira, 24 de Maio de 2022






O Instituto Federal Baiano esteve representado no XXIII Congresso Científico de las Musáceas, organizado pela Associação para Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral em Musáceas (bananas e plátanos) – Acorbat Internacional, maior evento do mundo dedicado à pesquisa e às discussões sobre a bananicultura.



A edição deste ano aconteceu entre os dias 11 e 13 de maIo e marcou os 50 anos da Acorbat. O evento é itinerante com periodicidade bianual e normalmente era realizado num país produtor de banana. Contudo, as três últimas edições foram realizadas em Miami em função da doença Murcha de Fusarium Raça Tropical 4, quarentenária para a América Latina até 2019. Essas edições foram em 2016 organizado pela Costa Rica, em 2018 pelo Equador e em 2022 pela Colômbia. A última Edição num país produtor foi no Brasil, em 2013, na cidade de Fortaleza.



O professor do Campus Guanambi, Sérgio Donato, engenheiro agrônomo e doutor em Fitotecnia, foi um dos palestrantes do congresso. Ele apresentou a conferência magistral “Estratégias para o uso eficiente da água em bananeira” na Sessão: Fisiologia e manejo sustentável. Essa é a terceira vez que o professor é conferencista no Congresso ACORBAT, a primeira foi em 2013 em Fortaleza e a segunda em 2018, também em Miami.



Além disso, o professor e pesquisador também apresentou cinco trabalhos na forma de pôster no evento e foi eleito como delegado titular do Brasil para Acorbat Internacional, colegiado do qual participa como delegado suplente desde 2010.

Presente como palestrante nos principais eventos sobre bananicultura no Brasil e em outros países.



RECONHECIMENTO



O reconhecimento é fruto de um trabalho de mais de 25 anos do IF Baiano – Campus Guanambi sob liderança do professor Sérgio e demais professores da área de agronomia e de pesquisadores de instituições parceiras. Neste período, vários experimentos desenvolvidos, sobretudo na área de fisiologia, irrigação e manejo, geraram dezenas de publicações em diversas revistas cientificas.






 





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR