PUBLICIDADE

CONSTRUÇÕES ANTIGAS RESISTEM NA VILA DE CERAÍMA

A construção da Barragem de Ceraíma, em 1948, provocou a desapropriação da antiga comunidade do Arraial do Gentio. Seus moradores passaram a habitar a então chamada Vila Nova de Ceraíma, edificada nas proximidades da barragem, enquanto outras famílias migraram para Guanambi. A Vila Nova de Ceraíma foi fundada por Ezequias Manoel Cotrim, no ano de […]

A construção da Barragem de Ceraíma, em 1948, provocou a desapropriação da antiga comunidade do Arraial do Gentio. Seus moradores passaram a habitar a então chamada Vila Nova de Ceraíma, edificada nas proximidades da barragem, enquanto outras famílias migraram para Guanambi.

A Vila Nova de Ceraíma foi fundada por Ezequias Manoel Cotrim, no ano de 1954, quando também foi transferido para o local o Velho Cruzeiro do Sangradouro da Lagoa do Gentio. Na mesma época, foi construída a Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Gentio, importante marco religioso e histórico da comunidade.

Daquele período da antiga Vila de Ceraíma ainda resistem o templo religioso e alguns casarões históricos, que guardam a memória das primeiras décadas do povoado.

Localizado na encosta do morro principal do distrito, o antigo casarão da família Pereira já foi uma imponente residência. Do alto, tem-se uma bela vista de todo o Vale de Ceraíma. Construída aproximadamente na década de 1950, a edificação resiste à ação do tempo e permanece como testemunha viva da fundação da antiga Vila Nova de Ceraíma.

Texto e fotos: Jorge Jornais- Informações: Dário Cotrim

Leia mais

PUBLICIDADE