O projeto de lei de criação a Seponte, futura Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário e da Ponte Salvador-Itaparica, encaminhado por Jerônimo à Assembleia Legislativa da Bahia deve ser votado este mês e, embora a oposição se posicione contra o projeto, deve ser aprovado dado a ampla maioria da base aliada do governo.
A secretária terá caráter provisório e estrutura de secretária extraordinária, dedicada exclusivamente à coordenação do cronograma e da execução das obras da ponte.
A nova secretária terá como atribuições, entre outras, acompanhar as cinco etapas de construção da ponte começando pelos acessos viários em Salvador, cujo início das obras está previsto para meados de 2026. Depois viriam a construção propriamente dita da estrutura de 12,4 quilômetros que cortaria a Baía de Todos os Santos. Já para o final da obra restaria o desvio de Mar Grande e duplicação de parte da BA-001 entre Cacha Pregos e a Ponte do Funil.
Embora o presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, negue, nos bastidores é dado como certo que seu partido indicará o titular da secretária.
Fonte: Bahia Econômica