PUBLICIDADE

MEMÓRIAS DO VALE DO IUIÚ – O TEMPO DO OURO BRANCO (1980)

Na década de 1980, o Vale do Iuiú viveu um dos períodos mais prósperos de sua história. A região se destacava em todo o Brasil pela forte produção de algodão, cultura que se tornou o grande motor da economia local. Conhecido como o “ouro branco”, o algodão gerava milhares de empregos, movimentava o comércio e […]

Na década de 1980, o Vale do Iuiú viveu um dos períodos mais prósperos de sua história. A região se destacava em todo o Brasil pela forte produção de algodão, cultura que se tornou o grande motor da economia local. Conhecido como o “ouro branco”, o algodão gerava milhares de empregos, movimentava o comércio e trazia riqueza para produtores e trabalhadores rurais de diversas cidades, entre elas Malhada, Iuiú, Carinhanha e Guanambi.

A lembrança desse tempo de fartura e progresso é resgatada nesta fotografia de 1980, que mostra um caminhão carregado de algodão em Malhada, Bahia. A imagem, compartilhada por Josedalva Farias nas redes sociais, é um retrato fiel de uma época em que o campo fervilhava de atividade e esperança.

Hoje, restam as memórias e as histórias contadas por quem viveu aquele ciclo de prosperidade, quando o Vale do Iuiú se tornou referência nacional na produção do algodão e símbolo de trabalho e determinação do povo sertanejo.

Reportagem: Jorge Jornais

Foto: Josedalva Farias

Leia mais

PUBLICIDADE