PUBLICIDADE

METEOROLOGISTA PREVÊ CHUVA ACIMA DA MÉDIA EM NOVEMBRO

Em evento realizado na noite desta segunda-feira, 18 de agosto, na Câmara de Vereadores de Guanambi, o pecuarista Luiz Carlos da Bahia Solo e o meteorologista Dr. Francisco de Assis Diniz palestraram para agricultores sobre previsões climáticas e impactos na agropecuária. Na oportunidade, o empresário Luiz Carlos destacou que a chuva é vital para a […]

Em evento realizado na noite desta segunda-feira, 18 de agosto, na Câmara de Vereadores de Guanambi, o pecuarista Luiz Carlos da Bahia Solo e o meteorologista Dr. Francisco de Assis Diniz palestraram para agricultores sobre previsões climáticas e impactos na agropecuária. Na oportunidade, o empresário Luiz Carlos destacou que a chuva é vital para a produção rural e para a vida. Já Dr. Francisco explicou que cerca de 90% das chuvas da região dependem das frentes frias vindas do Sudeste, lembrando que bloqueios atmosféricos provocam veranicos, como em 2024, quando choveu apenas 500 mm, em Guanambi, abaixo da média de 700 mm.

As projeções para 2025/2026 são otimistas: entre outubro e dezembro, especialmente em novembro, espera-se chuva acima da média; em janeiro e fevereiro de 2026, a tendência é de redução; e de março a abril, volumes dentro do normal. A expectativa é superar os 750 mm, índice acima do registrado no último ciclo.

Leia mais

PUBLICIDADE