PUBLICIDADE

NOSSO POVO: MARIA PUXADINHA

Maria Puxadinha foi uma figura marcante do Bairro Vila Nova, em Guanambi, nas décadas de 1970 e 1980. Alegre e sorridente, teve a vida marcada por um trauma na juventude, que comprometeu sua saúde mental. Acolhida pelo casal Mário Botelho de Andrade e Silva e Maria Anísia Teixeira Silva, ajudava nas tarefas domésticas, embora tivesse […]

Maria Puxadinha foi uma figura marcante do Bairro Vila Nova, em Guanambi, nas décadas de 1970 e 1980. Alegre e sorridente, teve a vida marcada por um trauma na juventude, que comprometeu sua saúde mental. Acolhida pelo casal Mário Botelho de Andrade e Silva e Maria Anísia Teixeira Silva, ajudava nas tarefas domésticas, embora tivesse hábitos peculiares, como evitar banhos e acumular vestidos velhos sobre o corpo.

Com a morte de Dona Anísia, não conseguiu adaptar-se a outras casas da família, levando à construção de um pequeno quartinho com acesso à Rua Pereira Barreto, (Vila Nova), onde conviveu de forma simples e tranquila com os moradores. Anos depois, tentou viver no Abrigo dos Velhos, mas retornou ao seu quartinho, onde faleceu. Sua memória continua viva entre os antigos moradores do Vila Nova.

Jorge Jornais- Com informações da escritora Terezinha Teixeira Santos Publicadas em seu livro “Memórias de um Povo” Ano 2003.

Leia mais

PUBLICIDADE