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SUÉCIA VOLTA A ADOTAR LIVROS FÍSICOS NAS ESCOLAS APÓS ANOS DE ENSINO 100% DIGITAL

A Suécia, pioneira na digitalização educacional, decidiu dar um passo atrás em sua política de ensino totalmente digital. Após décadas investindo em recursos tecnológicos, o país escandinavo anunciou, para 2024, um investimento de 45 milhões de euros (cerca de R$ 242 milhões) na distribuição de livros didáticos impressos nas escolas públicas. A medida vem em […]

A Suécia, pioneira na digitalização educacional, decidiu dar um passo atrás em sua política de ensino totalmente digital. Após décadas investindo em recursos tecnológicos, o país escandinavo anunciou, para 2024, um investimento de 45 milhões de euros (cerca de R$ 242 milhões) na distribuição de livros didáticos impressos nas escolas públicas.

A medida vem em resposta a preocupações crescentes com o desempenho dos alunos em leitura e os efeitos adversos do excesso de telas sobre a saúde infantil. Especialistas suecos observaram que a substituição total do material impresso por recursos digitais não trouxe os resultados esperados, especialmente no desenvolvimento da alfabetização e da compreensão de texto.

Ainda que o material digital continue presente como apoio didático, a retomada dos livros físicos reflete uma mudança de paradigma: valorizar métodos tradicionais de ensino que, por gerações, demonstraram eficácia comprovada na formação educacional.

A decisão sueca reacende o debate internacional sobre o equilíbrio entre tecnologia e métodos clássicos na sala de aula, lembrando que, em educação, nem sempre o mais moderno é o mais eficaz.

REPORTAGEM: JORGE JORNAIS

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