O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
O republicano compartilhou a notícia em carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sua rede social, Truth Social. No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
A medida se soma às tarifas setoriais já existentes. Segundo Trump, trata-se de uma resposta a ações “insidiosas” do Brasil contra eleições livres e liberdade de expressão, com menção à censura nas redes sociais. Ele afirmou que a relação comercial com o Brasil é “injusta e desequilibrada”, e que a nova tarifa busca restabelecer “condições equitativas”. Empresas brasileiras que produzirem dentro dos EUA ficarão isentas da nova tarifa. Dólar sobe 2% neste momento, refletindo a aversão ao risco e possível impacto sobre exportações brasileiras. Seguimos monitorando os desdobramentos e impactos sobre o mercado.
Por Ronaldo Fernandes