O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

36

A HISTÓRIA DO FOGÃO À LENHA

Destaque

Quarta-Feira, 22 de Janeiro de 2025


O fogão a lenha era responsável pela preparação de toda a alimentação das fazendas, das casas das roças dos rincões do Brasil e de várias regiões do planeta. Ele era responsável pelo costume de esquentar a água para as pessoas tomarem banhos de bacia; e posteriormente para colocação da água em baldes, que faziam o papel de chuveiro.



Na roça era comum preparar o angu, a mandioca, ferver o leite e fazer a fritura de todas as carnes para acondicionamento em latas, submersas em gordura, pois dessa forma que guardava os alimentos para não estragarem, devido à falta da geladeira.

Atualmente o fogão a lenha é encontrado em vários locais que têm o turismo rural como atração e fonte de renda e tem reconquistado seu valor. Mas por muito tempo ele era apenas um objeto de decoração ou considerado como algo que não tinha importância, significando algo caipira, sem valor e que remetia à roça.

As pessoas nascidas e criadas na roça sabem do valor e da grande utilidade que o fogão a lenha tem para as famílias; o quanto ele era responsável por várias finalidades.

O artefato testemunhou muitas lutas e muitas transformações dos povos e ajudou na criação de várias gerações, que foram se transformando, inventando e se reinventando.






Últimas Notícias

Edições Anteriores

JUNHO-2024

O POPULAR