O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

ÁRVORES DIMINUEM A TEMPERATURA NAS CIDADES

Meio ambiente

Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023







As árvores exercem papel de vital importância para a qualidade de vida nas cidades. Segundo alguns estudos, através da redução da incidência direta da energia e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4ºC de temperatura, agindo decisivamente para atenuação do calor nas áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.



Ainda com respeito à poluição, pode-se dizer que árvores colaboram na retenção de poluentes, no consumo do gás carbônico e na produção de oxigênio, contribuindo, assim, para a melhoria na qualidade do ar.

A vegetação exerce diversos efeitos no microclima urbano: No verão, funciona como um verdadeiro ar condicionado natural, pois melhora a temperatura do ar com a sua evapotranspiração: uma árvore isolada pode transpirar em média 380 litros de água por dia, o que provoca um resfriamento equivalente ao de cinco aparelhos de ar condicionado médios, em funcionamento por vinte horas.

No clima urbano, em áreas cobertas por vegetação, as temperaturas são menores do que o entorno desprovido de massa vegetal. Pesquisadores constataram que plantar uma árvore na face oeste e uma na face sul de uma casa pode reduzir significativamente a temperatura.



Por: Jorge Jornais



Fontes: Ecodesenvolvimento e Arboreonet








































Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR