Segundo a plataforma Our World in Data, gerida por pesquisadores da Universidade de Oxford, o Brasil já ultrapassou os Estados Unidos em relação ao número de pessoas que já se imunizaram completamente contra a Covid -19.
Os dados apontam que 59,75% da população brasileira já receberam duas doses da vacina ou imunizante de dose única. Enquanto isso, a população americana apresenta 57,62% dos vacinados completos contra o coronavírus.
Mesmo tendo começado depois, o Brasil acelerou a vacinação a partir de agosto. O aumento na disponibilização das doses que estavam em falta e a aderência da população facilitou o cenário atual.
A atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) foi importante para que as vacinas estivessem disponíveis para todos os brasileiros e chegassem em áreas remotas.
Segundo o Our World in Data, em 7 de agosto os EUA já ultrapassaram a marca de 50% da população vacinada, enquanto no Brasil era apenas 21%. Em 21 de outubro o Brasil já bateu a marca de 50% de vacinados e um mês depois já se aproxima de 60%.
No começo da campanha o Brasil enfrentou escassez na vacina, o que atrasou a imunização, no entanto, ao longo dos meses as vacinas foram disponibilizadas e a tendência são os números continuarem em alta.