O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

DEPUTADA IVANA BASTOS AFIRMA QUE O PROJETO DE IRRIGAÇÃO DO VALE DO IUIÚ PREVÊ INVESTIMENTO DE MAIS DE R$ 5 BILHÕES

Regional

Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023

Um sonho que foi possível graças ao nosso presidente Lula”, afirmou a deputada Ivana Bastos, nesta segunda-feira (02), durante o lançamento do edital de licitação do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu. O ato aconteceu em Guanambi, no sertão produtivo, com a presença dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Casa Civil, Rui Costa, do governador Jerônimo Rodrigues, o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira Pinto, o assessor especial da presidência, Marcus Cavalcanti, além de deputados, prefeitos e lideranças locais.


"Este é um momento histórico para o sertão produtivo da Bahia. O Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu trará desenvolvimento, empregos e uma melhor qualidade de vida para nossa região. Estamos comprometidos em fazer com que essa iniciativa seja um sucesso e beneficie a todos os nossos cidadãos”, afirmou a deputada.


A iniciativa foi realizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O objetivo da ação é dar início aos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e da modelagem jurídica que vão orientar a Parceria Público-Privada (PPP) na execução das obras de infraestrutura de captação e distribuição de água do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu.


Também presentes os prefeitos de Iuiu, Reinaldo Góes; Malhada, Gimmy; Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens; de Matina, Olga Gentil; Dom Basílio, Roberval Meira; de Candiba, Reginaldo Prado; de Feira da Mata, Valmir Rodrigues; de Pindaí, João Veiga; de Urandi, Warlei Oliveira; Caetité, Valtécio Aguiar.


Administrado pela Codevasf, instituição vinculada ao MDR, o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu está localizado no sudoeste da Bahia, na região do Médio São Francisco e abrange os municípios de Iuiu, Malhada, Palmas de Monte Alto e uma parte de Sebastião Laranjeiras. Com o investimento estimado em R$ 5,8 bilhões, o MDR projetou um modelo de concessão que viabiliza a implantação do projeto, evitando desapropriação e desestruturação fundiária, impactos ambientais associados ao desmatamento de novas áreas, bem como o aporte exclusivo de orçamento público para a obra do empreendimento.


A área total irrigável é de 51,7 mil hectares. É previsto que 250 mil habitantes sejam beneficiados e aproximadamente 160 mil empregos, diretos e indiretos, sejam criados quando a iniciativa estiver em pleno funcionamento. O projeto contempla dois grandes blocos – Iuiu Norte e Iuiu Sul.


Potencial agrícola


Os estudos apontam que a área do Vale do Iuiu tem grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do Rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão, e olerícolas, como cebola, cenoura, pimentão e tomate. Além de frutas como abacaxi, banana, goiaba, limão e manga.


Em termos de benefícios sociais, vislumbram-se aumento da qualidade de vida, com elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); melhoria nas áreas de saneamento, educação e saúde, por meio do incremento de renda oriundo da produção e comercialização agrícola irrigada e implantação e ampliação dos núcleos de serviço para o Projeto Iuiu. Também as condições da malha viária e do abastecimento de energia vão passar por melhorias.


ASS. IMPRENSA- DEPUTADA IVANA BASTOS


Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR