O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (22) o seu apoio à candidatura do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), à presidência da República. O comunicado foi feito através de uma carta, publicada pelo gaúcho nas redes sociais.
De acordo com Leite, o comunicado já tinha sido feito na última terça (19) a Doria. “Ouvi do ex-governador João Doria que ele não abre mão de ser o candidato do PSDB à presidência da República. Ele tem este direito e esta legitimidade, vencedor das prévias que foi”, diz na carta.
João Doria foi escolhido pelos filiados do PSDB, em disputa contra Eduardo Leite, como o candidato do partido à presidência em 2022. Entretanto, desde que o gaúcho renunciou ao governo no final de março, pairava a dúvida se ele respeitaria a decisão das prévias tucanas ou se tentaria lançar candidatura própria a presidente.
“O PSDB deve ter candidato a presidente e liderar o centro democrático. Hoje este nome é João Doria, por decisão dele e das prévias - das quais nunca se buscou tirar legitimidade. Qualquer caminho diferente dependeria de entendimento com o próprio candidato escolhido”, afirmou Leite.
Leite não deixou claro se será candidato a algum cargo nas eleições de outubro, mas comentou que deseja contribuir com a unidade do “centro democrático”, que busca articular apenas uma candidatura à presidência.