O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

IVANA BASTOS BUSCA ASSEGURAR NO ESTADO O CADASTRO DE PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Regional

Segunda-Feira, 15 de Maio de 2023


A deputada Ivana Bastos protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto de Lei que prevê a criação do Cadastro Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).




Na proposta, Ivana Bastos explica que o TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Mesmo assim, o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida das pessoas.


Através da criação do cadastro, a parlamentar visa estabelecer mecanismos para a obtenção do diagnóstico e o registro dos casos existentes no estado para a implementação e a execução das políticas públicas. A proposta é colaborar para a melhoria no atendimento, especialmente nas áreas da educação e da saúde.


Ivana Bastos explica que o registro será feito mediante a apresentação do laudo de avaliação realizado por um especialista ou equipe multidisciplinar composta alternativa e, preferencialmente, por neurologista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e assistente social.


Segundo o PL, a pessoa cadastrada poderá receber, a pedido, uma carteira de identificação, com prazo de validade indeterminado, para que possa usufruir dos direitos das pessoas com deficiência previstos na Constituição e na Lei Federal nº 13.146, de 2015, Estatuto da Pessoa com Deficiência.


“A nossa proposta visa somar forças para assegurar um diagnóstico precoce, para garantir que a pessoa com TEA receba o tratamento e estímulos adequados para o seu desenvolvimento. Queremos tornar a legislação do tema mais eficiente, proporcionando às pessoas com TEA e às famílias mais qualidade de vida e atendimento humanizado pelo estado”, defendeu a parlamentar.






Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR