O que você está procurando?

Todos os anúncios

Total de Ofertas

31

IVANA BASTOS CELEBRA AVANÇO NO PROJETO DE IRRIGAÇÃO DO VALE DO IUIÚ

Regional

Sexta-Feira, 25 de Agosto de 2023


A deputada Ivana Bastos comemorou a notícia de que, na última quinta-feira (24), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, autorizou a realização de edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú.



A autorização foi dada com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira.



Administrado pela Codevasf, instituição vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú fica situado no sudoeste do estado da Bahia, na região do Médio São Francisco, próximo à confluência do rio Verde Grande – que serve de divisa entre Minas Gerais e Bahia, na área de abrangência da 2ª Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, abrange terras dos municípios de Iuiú e Malhada, além de uma pequena parcela em Sebastião Laranjeiras.



Com cerca de 250 mil hectares de terras, o projeto contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga).



“Essa é uma reivindicação muito antiga e que merece atenção. Estamos falando de mais de 12 mil empregos diretos já no início do projeto. É uma realidade transformadora para a região, promovendo desenvolvimento, emprego, renda e crescimento sustentável”, afirmou a deputada Ivana Bastos.





Últimas Notícias

Edições Anteriores

JANEIRO

O POPULAR